[GUFSC] ports do FreeBSD pode? funcionar no OpenBSD?

Ricardo Grützmacher gufsc@das.ufsc.br
Tue, 03 Dec 2002 22:52:39 -0200

dom@inf.ufsc.br wrote:
> Alguém pode me explicar o que são exatamente os "ports" do FreeBSD?  Não
> entendi até hoje.. na verdade não mechi muito com FreeBSD.

Numa visão bem prática, ``os ports'' são um conjunto de Makefiles de
programas mantidos pelos projetos *BSD, organizados por tipo no
diretório /usr/ports.

Para você instalar o EMACS basta entrar no /usr/ports/editors/emacs e
digitar make.
O processo começa baixando o fonte do mirror. Em seguida compila e no
final instala. Todas as dependências são resolvidas automaticamente caso
você tenha tudo que seja necessário no Base (acho que o compilador e as
libs são suficientes).

Talvez algum usuário de mais longa data possa explicar melhor.

Eu acho particularmente prático para quem gosta de recompilar tudo.
No FISL2002 alguém numa apresentação comentou que a compilação nativa de
um programa pode ser mais seguro que usar o mesmo binário que uma
empresa ou grupo distribui e é usado em milhares de sites.

Falou
Ricardo.