[GUFSC] Re: [GUFSC] E aí pessoal....

grutz grutz@terra.com.br
Fri, 23 Aug 2002 05:39:17 -0300

> O que nao entendo eh q se tava funcionando e ficando um
> bom trabalho (segundo o Eduardo) ateh o Jean sair.

Talvez algum dia aquilo funcionou, mas vá lá ver com os teus próprios
olhos. Eu afirmo categoricamente que os terminais GNU/Linux do
LabGrad são inutilizáveis, razão simples pela qual ninguém usa!
Não há mistério, sejamos realistas.

Inclusive os bolsistas desrecomendam aos alunos que seja utilizado os
terminais GNU/Linux. (Eu presenciei um bolsista abordando um aluno
interessado em utilizar GNU/Linux, dizendo para o aluno que ele
deveria usar Windows)

> Porque nao verificar o que aconteceu pra ir tudo por agua
> a baixo e tentar soh remediar isso, ao invés de desmontar o cluster,

Cluster? Que cluster?
Existe um terminal server que tenta dar conta do processamento de
trocentas máquinas.

> recolocar hds nas máquinas, instalar linux em todas
> elas para depois oferecer suporte e atualizar as máquinas
> individualmente.
> Isso a meu ver eh complicar o fácil..

Você tem certeza?

O UNIX já tem o design que você parece defender.

É preciso alguém experiente para dizer se realmente uma coisa é mais
trabalhosa que outra.

Minha opinião é baseada no que vejo na prática. Quando a coisa é
feita pelo método tradicional as coisas tendem a funcionar de maneira
mais simples e conseqüentemene recebem manutenção rápida e eficiente.
Ou seja, o modelo tradicional é mais eficaz que este modelo fashion
de terminal.

Agora, comprovar isto eu não posso. Fica a pergunta para quem
efetivamente já meteu a mão na massa para os dois casos numa situação
compatível com a do LabGrad.
Só que precisa ser numa situação onde as pessoas de fato usam as
máquinas.

Avaliar o sistema sem ninguém usando é uma coisa. Avaliar ele com
todos os terminais ocupados é outra!

Ricardo.