[GUFSC] re-lancamento do GUFSC

Aguinaldo S. e Silva Aguinaldo.Silveira.Silva@brunel.ac.uk
Tue, 16 Apr 2002 11:18:54 -0300

--------------8224A112A6975EB1A7F4040A

Prezado Luciano e colegas da lista,

esta =E9 uma boa not=EDcia, a de que estas reativando o trabalho com rela=
=E7=E3o
ao GUFSC.
  Eu acho que uma quest=E3o que poder=EDamos discutir =E9 como divulgar mai=
s a
utiliza=E7=E3o do software livre em aplica=E7=F5es cient=EDficas. Na nossa
universidade, mesmo no CTC, continua-se a usar software propriet=E1rio,
freq=FCentemente por desconhecimento das alternativas. Um poss=EDvel caminh=
para esta divulga=E7=E3o seria a cria=E7=E3o de alguns mini-cursos, ministr=
ados
por integrantes do GUFSC, com o objetivo de come=E7ar a criar uma cultura
do software livre. Alguma coisa do tipo: Introdu=E7=E3o ao Unix, Introdu=E7=
=E3o
ao Latex, Introdu=E7=E3o ao Scilab, etc.
Os cursos seriam um come=E7o a partir do qual os participantes poderiam
criar uma base m=EDnima para colocar em uso o software objeto do curso.
  Uma outra sugest=E3o seria uma maior troca da experi=EAncia dos membros d=
lista com rela=E7=E3o ao uso de software livre em suas =E1reas de atua=E7=
=E3o. Eu
n=E3o conhe=E7o a maior parte dos membros da lista, de que departamentos
eles s=E3o, se alunos ou professores e em que =E1reas e quais software eles
est=E3o usando. Acho que um maior uso da lista permitiria maior troca de
id=E9ias e melhor conhecimento entre os membros do grupo.
  =

Abra=E7os

Aguinaldo

PS. Estou adicionando alguma informa=E7=E3o sobre o meu trabalho e o
software que uso.

Prof. Aguinaldo S. e Silva. Grupo de Sistemas de Pot=EAncia. Departamento
de Engenharia El=E9trica. UFSC (em p=F3s-doutorado na Brunel University,
Londres, at=E9 final de agosto). =

=C1rea de atua=E7=E3o: Controle e din=E2mica de sistemas el=E9tricos
SO: Linux Mandrake 7.2
Software mais usado em aplica=E7=F5es cient=EDficas e texto: Maxima, Scilab=
,
DSTOOL, AUTO2000, Geomview, gcc, Kdevelop, Latex. =

Luciano Rottava da Silva wrote:
> =

> Caros colegas,
> =

> apos um periodo de muito trabalho e estudo, estou reativando o Grupo de
> Usuarios de Software Livre da UFSC. Esta minha ausencia deveu-se ao
> primeiro ano do mestrado - fase de creditos - em que nao tive tempo para
> quase nada alem do estudo.
> =

> Pois bem, vcs que estao recebendo esta mensagem ja faziam parte da lista
> antiga. Como prometido naquela ocasiao, apos a instalacao de um novo
> [...]

begin:vcard
n:Silveira e Silva;Aguinaldo
x-mozilla-html:FALSE
org:Department of Electrical Engineering;Federal University of Santa Catarina
version:2.1
email;internet:Aguinaldo.Silveira.Silva@brunel.ac.uk
title:Power Systems Research Group
note;quoted-printable:Visiting Researcher at Brunel Institute of Power Systems=0D=0ADepartment of Electronic and Computer Engineering=0D=0ABrunel University
x-mozilla-cpt:;-12160
fn:Aguinaldo Silveira e Silva
end:vcard

--------------8224A112A6975EB1A7F4040A--