Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


projetosnaogovernamentais

Projetos Não Governamentais

Muitas manifestações sociais comprometidas com o progresso do Software Livre na sociedade brasileira são de natureza não-governamental. As representações podem ser por meio de agrupamentos formalizados juridicamente (fundações, ONGs, associações, etc.) ou não. Certamente, o rol de coletivos ativos é incontável. Esta seção apenas traz à tona um subconjunto desses coletivos, o que comumente denominou-se como PSL.

PSL, sigla para Projeto Software Livre, nada mais é que uma organização civil não-governamental (registrada juridicamente ou não) que congrega iniciativas voltadas ao desenvolvimento e disseminação do Software Livre, a princípio dentro de seu escopo geográfico ou escopo temático. Por ser desvinculado de ações públicas oficiais ou de determinados grupos privados, o que não significa não potencialmente desgarradas de parcerias com o poder público ou iniciativa privada, os PSLs conceitualmente não são ou representam partidos políticos, pessoas, empresas ou administrações políticas específicos.

A citação abaixo de Mario Teza, integrante da ASL (Associação Software Livre), texto escrito quando da comemoração de 4 anos da ASL]], resume com propriedade o que é um PSL:

“O Projeto Software Livre Brasil (PSL-Brasil) é uma iniciativa não-governamental que reúne instituições públicas e privadas do Brasil: poder público, universidades, empresários, grupos de usuários, hackers e ONG’s. Seu principal objetivo é a promoção do uso e do desenvolvimento de software livre, como uma alternativa econômica e tecnológica.”

Abaixo, uma sumária lista de alguns PSLs:

OBS.: para acessar o sítio de outros PSLs, siga o modelo abaixo:

http://psl-<sigla_do_estado>.softwarelivre.org
projetosnaogovernamentais.txt · Última modificação: 2015/01/18 19:54 por mafra