[GUFSC] One Programming Language to Rule Them All

Paulo Geyer paulogeyer em gmail.com
Sexta Fevereiro 7 10:16:26 BRST 2014

Estou pesquisando sobre a linguagem de programação Julia essa semana, e
estou muito impressionado com as features dela, tem uma lista na página
principal da linguagem, http://julialang.org/

Hoje a linguagem tem sido usada pra pesquisa científica, processamento
de dados estatísticos e mercados financeiros. Também é usada no mundo
academico, como um curso de algebra linear na MIT (parece que usam em
outras coisas na MIT já)

Algumas coisas que posso destacar, é que a julia faz chamadas diretas
pra bibliotecas C e Python, por exemplo

julia> t = ccall( (:clock, "libc"), Int32, ())
3010000

Sobre metaprogramação, o código é tratado como dado, é possível fazer
modificação e gerar código on-the-fly durante a execução do programa

julia> ex = :(2+2)
:(+(2,2))

julia> eval(ex)
4

julia> push!(ex.args, 2)
4-element Array{Any,1}:
  :+
 2
 2
 2

julia> eval(ex)
6

Pra quem conhece lisp, vai identificar a semelhança com a expressão (+ 2
2 2).

Se alguém mais estiver interessado, podemos fazer um grupo de usuários
aqui em Florianópolis

PS: O título do email eu tirei dessa matéria na WIRED sobre a Julia,
http://www.wired.com/wiredenterprise/2014/02/julia/