[GUFSC] Filiação à Open Source Initiative (OSI)

Paulo Francisco Slomp slomp em ufrgs.br
Quarta Setembro 12 18:56:04 BRT 2012

Gente

Na mensagem abaixo, assinada por Fábio Kon e enviada pelo Klaibson,
observei que aparece por duas vezes a expressão "software livre".

Um dos motivos alegados para a criação em 1998 da Iniciativa Código
Aberto - Open Source Initiative (OSI) - foi a tentativa de evitar a
palavra "livre", de software livre, que pode adquirir o significado de
"gratuito" na língua inglesa. Na língua portuguesa também.

Outro motivo foi a tentativa de evitar a conotação moral, ou moralista,
que por vezes adquirem as formulações de Richard Stallman e que, em
decorrência, influem no andamento do projeto GNU (www.gnu.org, lançado
em 1983) e nas políticas de apoio financeiro oferecidas pela Fundação
Software Livre (www.fsf.org, criada em 1985).

Estou certo? Por favor me corrijam.

Vejam abaixo a indicação do endereço da página com o texto de Richard
Stallman sobre a questão do uso da expressão "código aberto" em
substituição à expressão "software livre". Como colaborar com o projeto
GNU? http://www.gnu.org/help/help.pt-br.html.

Vejam também a origem da Definição de Código Aberto (OSD Open Source
Definition), que foi as Diretrizes do Projeto Debian, redigidas
coletivamente na Conferência em 1997. O arquivo HTML em anexo
proporciona uma comparação.

Por fim, acredito que devemos trabalhar para que ocorra uma fusão entre
o movimento software livre e o movimento código aberto. Ou, no mínimo,
que caminhem lado a lado, pois, em essência, são iguais.

Abraços.

Paulo Francisco Slomp
http://www.ufrgs.br/psicoeduc
Acionado com Software Livre