[GUFSC] Sincronização de dados

rottava em das.ufsc.br rottava em das.ufsc.br
Segunda Junho 27 17:42:00 BRT 2011

Itamar,

A questão não tem a ver necessariamente com dados sigilosos. A esmagadora
maioria dos meus arquivos não se encaixa neste perfil, porém, não quero
que sejam revelados, pois dizem respeito a mim e mais ninguém. Emails e
fotos por exemplo. Eu zelo pela minha privacidade, somente isto.

Me espanta ver esta geração mais jovem que até sempre prazer em divulgar
tudo relacionado a sua vida pessoal. Quanto mais, melhor! Acho isto uma
insanidade.

Quanto a roubar um hd ou um computador inteiro, se este possuir
criptografia no disco (ou pelo menos na partição onde estão os dados
importantes) problema resolvido.

Continuo achando que estes serviços na nuvem tem utilização bastante
limitada. Acho um erro estratégico uma empresa confiar seus dados a este
tipo de serviço. Manter uma estrutura de IT 'in-house' pode ser mais caro,
mas é mais confiável.

De qualquer forma, esta é uma discussão que iria muito longe. Para minhas
necessidades um 'rsync+ssh' resolve todos os meus problemas. Coloco para
rodar na crontab uma vez por semana e pronto.

Andre, meu script não tem nada de mais. Apenas uma linha de comando com um
série de argumentos. Meu notebook faz o papel de master e um outro disco
qualquer (ou computador, whatever) é o slave. Arquivos deletados no
notebook são também deletados no disco de backup. Uma vez vi um script que
implementava mais ou menos as funcionalidades de uma 'time machine'. Não
era nada complicado também.

Luciano.