[GUFSC] Sincronização de dados

Emerson Ribeiro de Mello emerson em das.ufsc.br
Segunda Junho 27 09:45:40 BRT 2011

Olá,

Eu uso os 3 citados (script com rsync, grsync e dropbox), em diferentes
situações.

O script rsync uso para sincronizar meus computadores (pessoal e da
universidade), fazendo uso de um servidor SSH da universidade. Mas requer um
pouco de cuidado, uma vez que não posso confiar na sincronia dos relógios,
eu mesmo tenho que saber qual máquina tem a versão mais recente dos
arquivos. (coloquei em anexo, use por conta e risco).

O grsync é uma facilidade gráfica para o rsync e uso para sincronizar o
micro pessoal com um HD externo de backup. Poderia usar o script rsync
também.

O Dropbox para colocar arquivos banais, mas confesso ser a melhor opção dos
3, pois o controle de versões fica com ele. Além do que ainda existe um
"time machine" que através da página web do serviço é possível ver diversas
versões anteriores dos arquivos ali salvos.

Mas concordo com o Rottava, colocar arquivos sigilosos no Dropbox é furada,
na semana passada apareceu um falha no Dropbox e muitas pastas puderam ser
acessadas sem senha.

Quem quer combinar a facilidade do Dropbox com a segurança de usar máquinas
próprias, existe ainda a possibilidade de montar uma pasta criptografada no
Dropbox, da mesma forma que se monta uma pasta criptografa no teu home do
Ubuntu. E visando a usabilidade, essa pasta pode ser montada automaticamente
assim que se faz logon na máquina.

abraços

emerson