[GUFSC] PStricks versus TikZ

Carlos Rocha cticarlo em gmail.com
Quarta Junho 1 19:07:24 BRT 2011

Caro Prof. Aguinaldo,

   O TikZ pode ser usado com latex também no processo clássico de gerar dvi
e depois converter o dvi para ps.

   Não conheço quase nada do PStricks, mas pelo pouco que vi o PGF/TikZ é
capaz de fazer muita coisa com poucos comandos. A sintaxe é meio estranha,
mas o livro de TikZ que acompanha o pacote tem tutoriais e descreve os
comandos existentes em detalhes. Além disso, softwares como o Inkscape já
tem plugins para exportar as figuras para arquivos TikZ (ainda um pouco
rudes, mas parece promissora a ideia). Para usuários de linux, existe um
software simples chamado KTikZ (ou QTikZ), baseado em Qt / KDE que serve
para visualizar de forma automática o resultado dos códigos específicos do
TikZ, além de possibilitar exportar os desenhos diretamente para PDF, SVG ou
PNG. Uma boa referência e repositório para o TikZ é o TeXample.net:

http://www.texample.net/tikz/

Saudações.

Em 1 de junho de 2011 18:18, Aguinaldo Silveira e Silva <
aguinald em labspot.ufsc.br> escreveu:

> Tenho que integrar gráficos e desenhos
> a um texto. Alguns casos são mais simples,
> como gerar gráficos a partir de pares (x,y).
> Algumas figuras podem ser mais complexas
> (árvores, cadeias, etc). Esta questão não
> é nova mas gostaria de saber se alguém
> já usou os dois software acima e como
> se comparam (eu tenho feito
> alguma coisa com o PStricks, inclusive
> uma pequena biblioteca de diagramas
> de bloco para controle, onde os parâmetros
> dos blocos entram como argumentos dos
> comandos para construir cada topologia).
>   O TkiZ só pode ser usado com o pdflatex?

> [...]

Carlos Rodrigues Rocha
(carlos.rocha em riogrande.ifrs.edu.br, cticarlo em gmail.com)

Doutorando em Eng. Mecânica

Áreas de interesse: Robótica, Controle, Automação,
                    Linux, Java, C/C++, Banco de Dados,
                    Dispositivos móveis,
                    Educação Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina