[GUFSC] C cedilha

Altamir Dias altamir em emc.ufsc.br
Quinta Julho 7 15:49:55 BRT 2011

Configurar o teclado no Ubuntu é linear. É só dar uma olhada neste documento
http://wiki.ubuntu-br.org/ConfigurarTeclado

e seguir as instruções. Tem uma opção USA com teclas internacional e daí
ela passa aceitar as sequências "' c " para gerar o ç e habilitar as
acentuações em português.

Isso resolve para o Gnome. O Kde deve ter também a opção de trabalhar as
preferências deste jeito.

Já configurei o vários teclados em sequência para uma pessoa que
precisava escrever texto em português com citações em grego e hebraico e
funcionou beleza.

Uma outra saída é forçar a configuração gráfica via xorg.conf
Section "InputDevice"
         Identifier  "Keyboard0"
         Driver      "kbd"
         Option      "XkbRules"   "xorg"
         Option      "XkbModel"   "abnt2"
         Option      "XkbLayout"  "br"
         Option      "XkbVariant" "abnt2"
EndSection
usando as opções:
Option "XkbModel" "pc105"
Option "XkbLayout" "us_intl"

para teclados sem ç.

Ou ainda dentro do próprio emacs, personalizando o .emacs. Dai, faz
muito tempo que não preciso disso no debian ou ubuntu e teria que me
lembrar, mas pode-se começar uma leitura por aqui.

http://www.faqs.org/docs/Linux-HOWTO/Keyboard-and-Console-HOWTO.html#s2

On 07-07-2011 14:49, Daniel Martins wrote:
> Eu uso direto o Emacs e nunca tive este problema
>
> o que acontece é que escolhendo mais de uma variante de teclado às
> vezes ele escolhe por default o ABNT-2
>
> Entao tem-se de escolher o US e coloca-lo como default
>
> Daniel

      _/_/_/_/ _/_/_/_/_/ _/_/_/_/_/   Prof. Altamir Dias, Dr. Eng.
     _/       _/  _/  _/ _/            Departamento de Eng. Mecânica
    _/_/_/   _/  _/  _/ _/ UFSC        Universidade Federal de SC
   _/       _/  _/  _/ _/              88.040-900 - Florianópolis-SC
                                       Phone: 55-48-3721-9264 - Ramal 210
                                       Fax  : 55-48-3721-7615
                                       Voip : 55-48-3721-4001

http://www.emc.ufsc.br/professores/altamir/