[GUFSC] Enc: [Cfh-alunos] Fw: Floripa Software Freedom Day!

Wagner Saback Dantas wagners em das.ufsc.br
Quarta Setembro 17 11:54:34 BRT 2008

Olá a todos,

Muito importante o evento, espero que haja presença e vida durante a sua
realização neste sábado próximo, que ele seja bem sucedido! A chamada em
si é muito forte, ficou muito bacana!

Fui agora à página virtual da equipe de Fpolis, na programação do
evento, e não vejo palestras ou alguma outra comunicação sobre a
importância dos formatos abertos. Na chamada, até se fala algo a
respeito dos formatos abertos em geral (só de formatos multimídia)
curiosamente.

João (ou alguém mais da organização aqui ou algum interessado na
temática), não tem ninguém para falar sobre isto? E mais
especificamente, como algo mais exemplar, falar sobre os embates e as
campanhas de conscientização sobre o uso de formatos abertos de
documentos (i.e., ODF, PDF, etc.?). Sei lá, acho que não precisa ser
*tão* experiente no assunto. A idéia é fundamentalmente reforçar o mote
de que padrões abertos, além do compartilhamento de código e
desenvolvimento de software em comunidades colaborativas, são
drasticamente o cerne para se atingir a liberdade desejada em termos de
software (só para ficar nos dizeres do evento, o impacto é bem mais
amplo e devemos deixar isto às claras). As discussões e medidas na
intenção de estabelecer uma dinâmica de uso do ODF, por exemplo, já dão
um bom exemplo porque alcança irremediavelmente o cidadão, sobretudo o
não-técnico.

Assim, para já, deixo algumas dicas de pesquisa a quem se interessar:

- Sobre o conceito de padrão aberto:

a) Falar da essencial importância holística dos padrões abertos.
Exemplos incontestáveis: os protocolos que formam o alicerce da Internet
e mantém o seu funcionamento contínuo e progressivo, o serviço Web e até
a própria Internet. Há histórias interessantes como as contadas nesta
matéria da BBC sobre a Web
<http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7371660.stm>:

«We had toyed with the idea of asking for some sort of royalty. But Tim
(Berners-Lee, considerado o pai do WWW) wasn't very much in favour of that.»

- Sobre formatos abertos de documentos eletrônicos:

a) Colocar pontos a favor e problemas de toda sorte (desde questões de
legado até lobbies) para a sua efetivação, sobretudo no meio público.
Experiências de implantação (boas e más);

b) Os projetos de lei no Brasil para absorver a cultura de uso de
(desenvolvimento com) formatos abertos na esfera pública (Paraná é uma
boa referência mais atualmente no domínio estadual). Suplementarmente,
falar de outras iniciativas no meio público (será que alguém da Casa
Brasil não sabe de algo?). Sei também que há iniciativas em outras
esferas além da estadual (i.e., municipal e federal). O ideal é procurar
propostas de lei e experiências de implantação;

c) Colocar algo da batalha mais recente na ISO contra a aprovação do
MooX (a.k.a. MS Office OpenXML) como padrão de documentos digitais mesmo
com a existência de um padrão reconhecido pela própria ISO, o ODF. É
possível achar resumos do que se sucedeu desde a primeira inscrição da
proposta via ECMA e sua votação em setembro de 2007 até as últimas
apelações feitas (há uns 2 meses) por alguns países contra o parecer da
ISO oriundo da segunda e última votação em fevereiro de 2008. É possível
encontrar essas informações (por exemplo e não somente) em páginas de
defensores do ODF como Sérgio Amadeu e Jomar Silva (da ODF Alliance, o
seu blogue é uma boa fonte: <http://homembit.com/>).

É isso,
Wagner.