[GUFSC] redes mesh

Mario Baldini mario.baldini em gmail.com
Sexta Dezembro 5 14:42:50 BRST 2008

Paulo,

Acho a implantação de uma rede mesh na UFSC uma idéia bastante interessante,
também já havia pensado qual seria a viabilidade da mesma. Por mais que eu
investigue os aspectos técnicos, não sei se há algum impecilho
administrativo/gerencial em tal situação.

Aproveito e pergunto aqui se alguém da lista é do NPD e poderia responder
melhor a esta pergunta. A experiência com a rede já implantada iluminaria
alguns pontos importantes.

Quanto à segurança, não julgo que o WPA foi quebrado. Ultimamente vi várias
notícias falando sobre tal, porém todas bastante jornalisticas e sem
embasamento técnico. Em análises mais sérias, vi que o maior avanço na
"quebra" do WPA foi uma aceleração por um fator, do processo de força-bruta.
Porém, tal aceleração é equivalente ao acréscimo de dois ou três digitos na
frase-chave, e ainda sim o sucesso depende que a mesma tenha um tamanho
relativamente pequeno.

O diferentemente do WEP, que realmente tem uma falha no processo de criação
dos IVs, permitindo a análise estatística dos pacotes/senha, o WPA e WPA2
usa um processo diferente, até então sem nenhuma notícia próxima de ataque,
que não por força-bruta.

O WPA e WPA2 também incluem no processo o SSID da rede, então usando um SSID
não padrão, também aumenta o fator de segurança, em relação ao ataque de
força bruta.

Usando as medidas básicas de segurança, principalmente referente à escolha
de senha, não acho que o algoritmo de criptografia comprometeria a segurança
da rede. Bem porque, não seguindo-se tais tipos de recomendação, qualquer
outro método utilizado está sujeito à força bruta.

Retomo aqui à pergunta, alguém com contato com o NPD sabe informar se isso
já foi cogitado? E quais pontos foram análisados?

[]'s