[GUFSC] Res: software livre e criptografia

Daniel Martins danielemc em gmail.com
Quarta Dezembro 3 15:08:03 BRST 2008

Realmente, proteção do pdf é coisa muito fraca. A questão técnica todos da
lista foram cabais em demonstrar.

Agora, fiquei pensando: se o usuário que recebe este conteúdo "protegido
parcialmente" (encriptação de leitura é outra coisa, o pdftk tb faz isto)
tem de

   1. instalar linux
   2. instalar xpdf
   3. configurar uma impressora ps ou pdf
   4. aprender a usar um ocr
   5. gerar um script (bash,perl etc) para automatizar o processo
   6. remontar um ps pu pdf
   7. esnobar um usuário que se sente "preso" às ferramentas tradicionais

ou qualquer subconjunto dos itens anteriores, a proteção do pdf já cumpriu
seu objetivo didático!

Basta um usuário mediano se tornar "técnico" que já valeu a pena!

Um abraço,

Daniel

2008/12/3 PaÅ­lo de Souza Geyer <paulogeyer em gmail.com>

> [...]
> 6 linhas que quebrava a proteção.
>
> xkcd sobre DRM:
> http://www.xkcd.com/511/
>
> sobre a ética, bem... aí vai de cada um e da situação financeira de cada
> um, pirataria não é (moralmente) um crime no Brasil, onde temos uma carga
> tributária pesada. Quem tem dinheiro sobrando paga R$20 ou até R$100 em um
> livro. Mas deixar de ler algo por falta de dinheiro é algo absurdo, estou
> esperando o dólar baixar pra comprar mais alguns livros de programação assim
> que puder, até lá continuo com os meus PDFs :)

nteudo "protegido" tem de