[GUFSC] [Fwd: Re: Discriminação na venda de computadores pela Dell (BR-Linux.org)]

Emerson Ribeiro de Mello emerson em das.ufsc.br
Quinta Setembro 13 21:39:40 BRT 2007

Emerson,

Jogue a minha mensagem na lista do GUFSC. Acabo de ver que foi apenas para
você.

Obrigado,
Wagner.

-------- Mensagem original --------
Assunto: Re: [GUFSC] Discriminação na venda de computadores pela Dell
(BR-Linux.org)
Data: Thu, 13 Sep 2007 19:47:00 -0300
De: Wagner Saback Dantas <wagners em das.ufsc.br>
Para: Emerson Ribeiro de Mello <emerson em das.ufsc.br>
Referências: <20070913215300.GB11266 em das.ufsc.br>
<46E9B87D.4050003 em das.ufsc.br>

Oi, Emerson,

Eu li os seus comentários (da próxima vez, caso seja assunto polêmico,
jogue a
notícia aqui em lista!) e reconheço a medida da Dell como reflexo de uma
política governamental estadunidense. O que me preocupa é a natureza e
extensão dessa medida. A princípio, pode-se comentar que se trata de uma lei
nacional de lá, mas não podemos nos esquecer que o Brasil assinou tratados
internacionais dentro do âmbito da OMC (um deles é o TRIPS [1]).

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/TRIPS

O que isto pode significar?

Por um lado, a lei não vale, aposta minha correntemente. No espaço
brasileiro,
restrições a países como Irã, Cuba, etc. não tem a ver com a nossa realidade
de autonomia política.

Por outro, há a pressão de quem assinou algum tratado com os EUA. No que
concerne à política internacional, penso que sempre há a possibilidade de
pressão externa (leia-se, dos EUA) para que se force alguma clásula que, a
priori, apenas ocorra por lá. Política é jogo de interesses. O caso das
patentes de software na Europa é um exemplo do que quero dizer: criar leis
supranacionais quando, em um primeiro instante, eram apenas
regulamentações de
uma nação em especial.

O que me chama a atenção no caso é o fator de discriminação. E uma
discriminação que, na minha opinião, não ocorreria se não houvesse registro
(segundo consta na nota do pesquisador da UFF) ou se, como comentaram ao
longo
da "thread", um grande montante de dinheiro estivesse envolvido.
Infelizmente,
e não defendo isto peremptoriamente (ainda que sejam marcos legislativos
estapafúrdios), leis podem, com grande possibilidade, dobrar-se ao poder do
Capital.

É isso,
Wagner.

Wagner Saback Dantas