[GUFSC] PC ligado a noite?

Wagner Saback Dantas wagners em das.ufsc.br
Quarta Março 21 11:58:52 BRT 2007

Resposta no meio:

On Wed, Mar 21, 2007 at 11:51:44AM -0300, Daniel Martins wrote:
> [...]
>
> http://www.channel4.com/science/microsites/G/great_global_warming_swindle/index.html
>

> e mesmo cético a princípio fiquei muito impressionado com a argumentação. O
> documentário é também interessante sobre como gerar um consenso na ciência
> através p. ex. de fundos científicos.
>
> O mais interessante é que eles, vários cientistas renomados, citam a relação
> CO2 e aquecimento que sempre existiu. Mas colocam o atraso entre um e outro.
> De fato eles explicam que o aquecimento gera CO2 e não o contrário.

Sabe-se que a relação entre CO2 e aquecimento é natural: uma relação vital à
vida na Terra. Sem a retenção de parte do calor emitido pelo Sol, papel da
camada de gases cuja composição inclui o CO2, a Terra teria temperaturas bem
mais baixas, inviabilizadoras à vivência terrestre.

> Bem não falar da argumentaçao deles mas é muito interessante o documentário.
>

> Daniel
>
> PS Considerando que o Brasil é um dos que se beneficiam diretamente desta
> onda política (aparentemente iniciada por Thatcher...) é meio uma heresia
> defender isto aqui e não sou eu este louco. Mas é bom saber os argumentos
> (bastante sólidos, me pareceram) do "outro lado".

Não vi ainda os endereços que você citou, mas não me custa perguntar: a qual
onda política você se refere, Daniel? Política ou politicagem?

Wagner Saback Dantas
http://www.das.ufsc.br/~wagners