[GUFSC] Conversão Word to Latex

Aguinaldo Silveira e Silva aguinald em labspot.ufsc.br
Quarta Junho 13 19:24:45 BRT 2007

Há algum tempo, duas apostilas das quais sou co-autor
foram escritas em Word por dois motivos:
1. Meu co-autor é usuário de Word;
2. Um aluno de doutorado que nos ajudou
a montar a apostila só conhecia Word.

Recentemente, um outro aluno de doutorado
converteu as duas apostilas para Latex
usando o Word to Latex
http://kebrt.webz.cz/programs/word-to-latex/
pois eu estou em processo de ampliar e melhorar o
conteúdo.

  Este conversor fez um belo trabalho em termos
das equações, onde não houve praticamente problemas e
nas figuras, que foram salvas como .eps.
Por outro lado, ele cria centenas de comando desnecessários
para manter a formatação do Word (sempre muito pior
do que o mais simples arquivo Latex). Passei algumas
horas fazendo uma limpeza nos arquivos e recuperando
a simplicidade do Latex.

Moral da história: concordar em geral um documento
em Word foi um grande erro que tentarei não repetir.
É mais fácil trocar de co-autor.

Aguinaldo

--
Prof. Aguinaldo S. e Silva  - Ph.D.