[GUFSC] 15 FEV 2007: Do Computerworld ao instinto de pertubação de cada um

Wagner Saback Dantas wagners em das.ufsc.br
Quinta Fevereiro 15 15:42:14 BRST 2007

Olá, gente,

Não quero lançar teorias da conspiração.

Apenas quero mexer com o nicho de incômodo de cada um: afinal, vocês se
pertubam com o que está escrito no texto em questão? Importam-se vocês ao
saber que, por trás da "Linux Foundation" (soma da OSDL -- Open Source
Development Labs -- , responsável pelo slashdot, newsforge, etc. com a FSG --
Free Standards Group), estão gigantes do mundo corporativo de informática e
suas decisões direcionadas ao negócio de (leia-se, ao lucro com) software? Quão
representativas são essas organizações ao mundo Linux (pegando carona no título
no nome do novo consórcio) e ao Software Livre (ou "Open Source", se
preferirem retirando as cláusulas de discórdia)?

Se a resposta é: são representativas essas empresas porque, mesmo que
comercialmente, viabilizam a sua penetração em uma extensão maior da
sociedade ao promover o Linux (e suas ferramentas GNU associadas e outras
aplicações livres), então por qual motivo, ao ler isso, eu me estremeço?
Vejam (do texto cujo endereço vai ao final):

"A quick glance at the page describing the Foundations board of directors
reveals more of the truth. Initially, the board will be made up of
representatives of such huge corporations as HP, IBM, Intel and Oracle. Theyll
vote to elect new directors this month, but dont hold your breath waiting for
independent developers to be represented. According to the Foundation, the
easiest way to get a seat on the board is to become a platinum member, which
entails paying to the tune of half a million dollars."

O texto abaixo entitula-se "Questioning the Linux Foundation's credentials" e
vem como subtítulo "How noble are its motivations?" (interrogação minha).

O texto é curtinho e vale a pena para a reflexão. Há outros pontos em debate
pelo autor além do que eu cito aqui. Endereço:

http://computerworld.co.nz/news.nsf/tech/A19D414AAB9DBECDCC25727C00824D80

Wagner Saback Dantas
http://www.das.ufsc.br/~wagners