[GUFSC] OLPC

Helber Maciel Guerra helbermg em gmail.com
Segunda Novembro 27 23:08:24 BRST 2006

Sobre softwares educacionais, minha resposta é: Depende.
Depende de bibliotecas de sistema que estes softwares precisam, o
tamanho destes softwares, etc...
Como vc deve saber a proposta do sistema operacional é de ser
minimalista, e o tamanho máximo estipulado para os aplicativos + sistema
operacional é de algo em torno de 270Mb (pouco né).
Pois é, por exemplo só para instalar o firefox, mais as bibliotecas que
ele precisa, vão 55Mb de espaço (neste caso impossível). Porém o
web-browser padrão que foi "criado" para ele, é "O firefox".
Esplicado... é só a biblioteca de renderização aberta utilizando
python+gtk+libmozilla. Bom, já que todos ou a maioria dos aplicativos
são baseados em python+gtk, para se ter um web-browser é só adicionar a
libmozilla, que não é grande.
Outro dia me questionaram a respeito de plugin flash e java, pois me
afirmaram que não tem como usar a internet sem estes dois, já que não
tem como acessar bancos, sites "bunitinhos" em flash, etc. Bom. O
java2se tem uns 20Mb, se tentarmos enxugar ele, vamos chegar em uns
12Mb, pois o java nem o plugin roda sem o classpath com  as bibliotecas.
Me corrijam se eu estiver errado.
E a lib do flash ainda é fechado e da adobe. Mas tem um projeto de um
plugin aberto mantido pelo GNU, mas não sei se está utilizável. Mesmo
assim, é grande.

O que podemos fazer é estudar o caso de cada software e ver se dá.
Se não der, podemos tentar fazer um clone deste, utilizando o que temos
em mãos. (Voluntários hein!!!! Toda a ajuda é bem vinda).

Me envie a relação (ou até os softwares) do class, e podemos ver o que
dá pra se fazer.

Abraços, Helber.