[GUFSC] aMule ou MLdonkey?

Leonardo Trentini Lang tlang em inf.ufsc.br
Segunda Março 27 02:48:53 BRT 2006

> Para ed2k eu usuaria o aMule - o mldonkey adota algumas práticas não
> muito bem vistas (como conectar a vários servidores, privilegiar
> clientes MLDonkey, etc...).

Nao querendo criar um flamewar, mas ha um texto contido na documentacao do
MLdonkey [que acompanha o source, nao recordo o nome agora] explicando as
decisoes por tras da implementacao.

Conectar em varios servidores tem vantagens e desvantagens para todos: uma
vantagem obvia para um usuario eh ter acesso a mais arquivos, mas isso tambem
eh uma vantagem para os outros: mais usuarios vao ter acesso aos arquivos deste
primeiro. Tem as desvantagens respectivas tambem, mas nao quero me extender
muito. De qualquer forma, o limite padrao de conexoes a servidores eh 3, sendo
limitado - no proprio codigo - a um maximo de 5, evitando um possivel
"starvation" (*).

Outro ponto importante eh com a questao de privilegiar os clientes MLdonkey: a
principio, isto nao esta na documentacao. Entretanto, se assim for, o mesmo
pode se dizer do eMule [por exemplo], que implementa um certo sistema de
creditos, enviando todos que nao o fazem para o final da fila [os MLdonkey, por
exemplo]. Para maiores explicacoes do porque de nao implementa-lo, recomendo
olhar a documentacao do MLdonkey sobre o mecanismo de creditos: a "logica" da
argumentacao eh especifica para sistemas operacionais menos populares, mas vale
para quem disponibiliza/baixa qualquer arquivo menos popular. Enfim, acredito
que seja um mecanismo de sobrevivencia. ;)

Tem tambem algumas outras regras interessantes, como sempre dar prioridade para
arquivos menos populares [enviar/baixar], partindo do principio que arquivos
mais populares tem mais chance de se manter mais tempo disponiveis. Bom,
recomendo uma leitura do documento como um todo: eh interessante para entender
um pouco mais das redes p2p ed2k.

De qualquer forma, nao conheco bem o aMule, mas fiquei curioso e vou dar uma
olhada na documentacao tambem. :)

E eh isso.

(*) Nao tenho certeza pois nao encontrei explicito, mas acredito que exista uma
"regra" para nao escolher servidores "proximos", geograficamente ou em "grau de
conhecimento".

--
Leonardo Lang AKA tlang em inf