[GUFSC] Servidores

Alexandre Machado axmachado em gmail.com
Quarta Março 22 09:08:28 BRT 2006

Eduardo

Você tem uma série de dúvidas, e fica difícil responder diretamente.
No seu e-mail você misturou produtos que são Software Livre, produtos
de Código Aberto e produtos "proprietários" (ainda não consegui gostar
deste termo, mas na falta de um melhor).

Sugiro que você segmente sua pesquisa:

a) Fundação Apache: todos os produtos que eu conheço da Fundação
Apache são software livre, regidos pela Licença Apache (Apache
License) e relacionadas. Você pode obtê-los e obter informações sobre
eles diretamente da fonte (http://www.apache.org). Estão neste pacote
o Apache Web Server, o Gerônimo, o TomCat e mais algumas dúzias de
programas.

b) O PHP também tem uma licença livre, e você pode obtê-lo em
http://www.php.net. Vale também uma olhada na licença.

c) Java não é software livre, mas pode ser obtido gratuitamente direto
da fonte (SUN Microsystems), em http://java.sun.com. Existem várias
opções de servidores J2EE no mercado, de software livre a software
proprietário, passando pelo que você puder imaginar de intermediários.
Alguns nomes p/ vc. pesquisar no google:
  * JBoss
  * Gerônimo
  * Jonas
  * WebSphere
  * BEA
  * Oracle Application Service

d) O Apache WEB Server suporta PHP... aliás, o PHP surgiu como um
módulo para ele... é a maneira natural de rodar PHP. O suporte a
outros Web Servers no PHP veio mais tarde.  Já o Java, o Apache Web
Server pode ser integrado com o TOMCAT (container JSP/Servlet da
fundação apache), e, desta forma, com a maioria dos servidores de
aplicação do mercado, mas não suporta aplicações Java diretamente.

Se quiser mais delalhes, pode me mandar um e-mail mais específico,
para a lista mesmo ou, se você não achar pertinente, em pvt.

Alexandre

Alexandre Machado
axmachado em gmail.com

/(bb|[^b]{2})/, that's the question.