[GUFSC] GNU/Linux no LabUFSC, resposta 2.

Leonardo Trentini Lang tlang em inf.ufsc.br
Quarta Março 22 06:02:21 BRT 2006

Só alguns pequenos comentários, respondendo a penca de e-mails:

1) Como já disse o Guilherme, é LabUFSC o nome do laboratório, visto que
atende também a pós e alunos estrangeiros (eram só estes até quando
trabalhei lá, mas tinha planos de "expandir").

2) Também, como já disse o Guilherme, as máquinas rodam os programas
remotamente. Fico feliz que conseguiram achar uma solução melhor, o Zé já
teve problemas com o LTSP desde que eu trabalhava lá.

3) Tirar aplicativos pra "enxugar" o workload não ajuda em muita coisa: você
tira o xpdf, o pessoal que usa GNU/Linux reclama que é muito pesado. Tira o
kpdf e/ou o Acrobat, e a titia que faz pós não consegue usar. É melhor
deixar: a carga no servidor não altera muito, e evitam-se problemas
políticos.

4) Denovo, se a sugestão é usar ice-isso ou flux-aquilo porque é mais leve,
tenho uma dica: vamos colocar o GNU screen como padrão, é um ótimo
"gerenciador de janelas" pra linha de comando. A titia da pós vai adorar. :)

Não querendo insistir no ponto, mas a solução não é restringir. Se tiver
KDE *e* Gnome pros usuários, ótimo. Se tiver como escolher fluxbox, icewm e
outros também, melhor ainda. Eu, pessoalmente, preferiria o ion ou o wmii-2,
mas e daí? Mesmo se o laboratório não disponibiliza, estamos falando de
GNU/Linux: nada me impede de baixá-lo e instalá-lo no meu $HOME. :)

5) O *GRANDE* problema do LabUFSC não é a falta de recursos, e sim a falta de
pessoal. Já cheguei a ser o único bolsista trabalhando na área de
desenvolvimento; o que, convenhamos, atrapalha o desenvolvimento de qualquer
coisa séria. Outro ponto é a "instabilidade" do pessoal: acabou o contrato de
6 meses, muitos saem. Aí, depois de um tempo, você é obrigado a sair. Isso
dificulta muito o trabalho em equipe. Aliás, tem muita coisa que eu
implementei, pra funcionar com o sistema num todo, mas acabou indo pra
escanteio porque não tinha ninguém pra terminar ou integrar.

Por último, mas não menos importante, deixo meus parabéns pro Guilherme: há
muito tempo estava esperando pra ver GNU/Linux rodar naquela metade do
laboratório. :)

E é isso.
--
Leonardo Lang AKA tlang em inf