RESPOSTA - [GUFSC] GNU/Linux no LabGrad

Renan Noceti renano7 em yahoo.com.br
Terça Março 21 23:38:46 BRT 2006

Bom,

Ponto pro Xaxa.

Pelo que eu venho acompanhando, ele vem desenvolvendo
esse trabalho a mais de ano, com os parcos recursos da
UFSC: pouca verba, máquinas trash e variadas, falta de
mão de obra (duas pessoas pro LABGRAD inteiro?),
horários reduzidos - o LabGRAD está sempre aberto e
operacional, etc, etc.

Há muito mais fatores aqui a serem considerados além
de "qual ambiente gráfico é mais leve". Além de tudo
que eu já citei, ainda há muito mais variavéis
interdependentes que complicam - sistemas de arquivos,
uso da memória RAM, tipo de controle remoto, a falta
de padronização de hardware. Alguém imaginou que o
lance do disquete era tão complicado?

Não é um trabalho trivial. E lembrem-se: ainda está em
andamento! Seria muito ruim mesmo se tivessem
instalado de qualquer jeito e deixado passar, como eu
já vi em alguns laboratórios de informática de
colégios por aí.

Mas eu apostaria minhas fichas numa probabilidade:
depois que engrenar, estiver funcionando razoavelmente
bem, a tendência é se manter assim. A regra deve ser
mais ou menos a de instalar *nix em casa: depois da
pentelhação da instalação, simplesmente funciona. :)

Abs,

Renan Noceti