[GUFSC] Licenças GPL e BSD

vladimir em inf.ufsc.br vladimir em inf.ufsc.br
Domingo Março 5 03:47:07 BRT 2006

Acho a licença GPL mais condizente com MINHA filosofia, mas não sou shiita ao
ponto de querer bombardear todos os que não concordam com isso.

Voltando ao conceito jurídico de patentes, o Japão, durante décadas, não
assinou o tratado internacional sobre proteção de direitos autorais e depois
que assinou, usava o conceito de "modificação" - tem um termo jurídico que
caracteriza isso, mas não estou lembrando agora - tipo "dar uma melhorada na
tecnologia patenteada, substituindo circuitos hidráulicos por circuitos
eletrônicos; substituindo um parafuso por uma solda, etc. Usaram isso até
conseguir desenvolver suas próprias patentes e aí então assinaram o tratado
internacional de proteção. A postura deles era tão gritantemente copiativa
que as grandes empresas (vi isso na SIEMENS) proibiam visitantes japoneses de
portarem câmeras fotográficas ou gravadores.

Acho que a gente poderia fazer um estudo comparativo (desapaixonado) sobre as
diversas modalidades de licença. Poderíamos até pedir uma ajuda do pessoal
do direito para entendermos melhor os aspectos jurídicos envolvidos na
terminologia técnica constante nos termos das diversas licenças. Eu tentei
fazer isso sozinho mas acabei embaralhado em uma infinidade de termos técnicos
e jurídicos.
Afinal, os diversos tipos de licença estão aí, disponíveis para quem quiser
utilizar e a discussão não deveria se dar em termos de "qual é a melhor",
mas sim de conhecermos com maior profundidade todas elas e podermos optar por
esta ou aquela, conforme a ocasião e nossa visão de mundo.

Entendo que tópicos tipo qual liença possui mais ports ou atualizações mais
freqüentes, ou se o apt-get do Debian é a última empadinha da festa ou não,
só levam a discussão para o nível subjetivo tipo torcida de futebol e nós
vivemos um ambiente acacêmico e devemos aproveitar a oportunidade desta
discussão para investigarmos todas as variantes e aprendermos com isso.