[GUFSC] DCHP no Debian

Adriano Winter Bess awbess em gmail.com
Quinta Fevereiro 23 08:48:43 BRT 2006

On Thu, Feb 23, 2006 at 08:27:48AM -0300, Gabriel Renaldo Laureano wrote:
> Olá pessoal,
>
> Eu tenho uma rede com servidor DHCP, e máquinas de diversas distribuições,
> outras Linux. No entanto uma máquina Debian está me trazendo problemas pois
> ela muda o IP periodicamente, acredito que isso seja uma medida de
> segurança, mas está prejudicando a administracão da rede.

Isto é na verdade uma má configuração ;)
A configuração das interfaces de rede no Debian é feita através do arquivo
/etc/network/interfaces. É quase certo que a interface está ajustada para obter
um IP via dhclient.

> As demais máquinas não modificam o IP, nem as máquinas windows, acredito
> que seja alguma particularidade do Debian (cliente DHCP).

Mais uma vez, é uma particularidade da configuração feita, não do Debian.

> Alguém saberia me indicar uma maneria de evitar esse problema? Eu gostaria
> que o cliente obtesse o IP do servidor, mas que fosse sempre o mesmo.

Não sou expert em configuração de servidor DHCP, mas a dúvida é a seguinte:
porque você precisa obter o IP do servidor DHCP se ele é sempre o mesmo? Não é
mais fácil ajustar o IP no cliente (uma vez que ele é fixo)? OK, assumindo que
exista a necessidade de ajustar o IP (fixo) pelo servidor DHCP, acredito que
você terá que instruir o servidor DHCP (não sei se isto é possível - alguém
sabe?) a sempre atribuir o mesmo endereço IP à interface de rede da sua máquina
cliente em questão.

Abraços,
Adriano
--