[GUFSC] Licença para dissertação / tese

Natalia Vale Asari natalia em dyingdays.net
Quarta Fevereiro 22 22:57:52 BRT 2006

Olá a todos,

Em vias de terminar a minha dissertação de mestrado, estou mais do que
convencida de que deveria escolher uma licença de copyright/copyleft
para ela. A minha grande curiosidade é saber se alguém já passou pela
experiência de escolher uma licença para sua dissertação/tese.
Deixando de lado o censo puro e a curiosidade mórbida, as minhas
dúvidas específicas são as seguintes:

1) Há algum impedimento da UFSC ou da biblioteca para tanto? Conversei
com o meu orientador e com alguns colegas, mas ninguém soube me dizer.
O consenso é de que não deve haver problema.

2) A primeira coisa que me veio à mente foi uma licença da Creative
Commons (essa: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.5/br/). No
entanto, já li bastante críticas à CC, principalmente pelo fato de não
haver uma licença só e ser meio que um balaio de gatos. Na página do
GNU/GPL, vi uma recomendação para usar o Art Libre
(http://artlibre.org/licence/lal/pt/) para trabalhos desse tipo. Li a
licença, mas ainda fiquei na dúvida se ela se aplica a esse caso de
teses/dissertações. De qualquer modo, acho que a grande diferença é
que a Art Libre permite o uso comercial da obra, e com o CC eu posso
escolher se permito isso ou não (entre outras coisas, como a
modificação do trabalho), correto? Não que eu ache que alguém vá
conseguir fazer dinheiro com a minha dissertação, só estou tentanto
entender as diferenças técnicas e filosóficas entre as duas licenças.

Agradeço antecipadamente a atenção.

Abraços,
Natalia