[GUFSC] Desempenho de emuladores de terminal usando latex

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Sábado Fevereiro 18 18:57:55 BRST 2006

Olá,

> [...]
> que o desempenho de um terminal varie tanto dependendo da ferramenta.
> Primeiramente imaginei que o latex escrevesse no stderr (que não é
> "bufferizado" como o stdout), mas percebi que na verdade o latex escreve as
> informações no stdout. Meu último palpite seria que o latex esteja escrevendo
> diretamente no descritor de arquivo da saída padrão ao invés de usar funções da
> biblioteca de C padrão (que gerenciam "buffers" de escrita), no entanto não sei
> absolutamente nada a respeito da implementação da ferramenta para fazer tal

Acho que não é por aí. Os terminais mais cheios de frescura são mais
lentos para 100% dos programas que escrevem qualquer tipo de saída no
terminal.

> Alguém mais consegue reproduzir resultados semelhantes ao meu? Ou diferentes?
> Alguém sabe se existe alguma forma de contornar isto?

Sim, para uma mesma compilação de um texto em LaTeX obtive:

Gnome Terminal
real    0m0.645s
user    0m0.110s
sys     0m0.020s

XTerm
real    0m0.176s
user    0m0.109s
sys     0m0.019s

RXVT
real    0m0.129s
user    0m0.102s
sys     0m0.015s

WTerm
real    0m0.122s
user    0m0.105s
sys     0m0.014s

A semelhança entre RXVT e WTerm talvez seja pois o WTerm é um Hack do RXVT.

Sds.
grutz.