[GUFSC] Teclado no Gnome

Humberto Reder Cazangi humberto em emc.ufsc.br
Quinta Setembro 29 18:35:02 BRT 2005

Caro Dennis, eu tive alguns problemas deste tipo com meu teclado no Debian...
Quando eu pesquisei algumas formas de corrigir, a que funcionou foi
acrescentar o padrão us_intl (padrão do meu teclado) como old layout em um
arquivo de configuração como descreverei a seguir:

------------------------------
Como super-usuário, edite o seguinte arquivo
/etc/X11/xkb/rules/xfree86

ou no caso de quem já atualizou para o Xorg
/etc/X11/xkb/rules/xorg

Ali no início do arquivo, você acrescenta o padrão us_intl ao final da lista
de old layouts como a seguir:

// Layouts that still need be composed by old rules
! $oldlayouts = az bs ca ca_enhanced czsk de_CH fr_CH hr_US hu hu_US hu_qwerty
jp lt_a lt_p lt_std mn ro2 ru_yawerty se_FI se_NO se_SE tr_f vn us_intl

Salve o arquivo e pronto... agora não sei sé necessário reiniciar apenas o X
ou reiniciar o computador.

Meu caso foi resolvido desta forma.

Abraços

Eng. Humberto Reder Cazangi