[GUFSC] Continuando: MSN x ICQ x Etc

Leonardo Trentini Lang tlang em inf.ufsc.br
Terça Novembro 8 15:14:55 BRST 2005

[...]
[...]
> [...] Veja você, eu acho o mIRC visualmente
> atraente e ele tem uma interface de programação
> (C-based) bem convidativa pra quem quer aprender a
> lógica da mesma.
>
> Óbvio que existem bons clientes de IRC no *unix. Mas
> já ouvi diversas vezes histórias de pessoas tentando
> emular o mIRC no Linux.

Bom, vou dar meus dois centavos para a discussão: vocês
estão chutando cachorro morto. mIRC é proprietário e com
uma interface de scripting horrível, BitchX é tão
chunchado quanto um programa e C com tipagem paramétrica
e Xchat é (era, pelo menos) muito bugado, além de ter
uma interface um tanto fajuta de scripting. Um dos melhores
programas de IRC que conheço é o irssi: um código muito
bem escrito e projetado, usando boas técnicas de programação.
E permite até redirecionar a saída de um programa para um
canal ou uma conversação privada, ou redirecionar a entrada,
ou os dois. Mais "UNIX" impossível. :-)

> O fato do XMMS ser igual ao Winamp não te dá nenhuma
> dica? Acredito que o XMMS tem potencial para ser
> melhor por ter código aberto e diversas pessoas
> escrevendo código e plugins pra ele, [...]

Madrugada dos mortos? :-) O XMMS é um belo exemplar de
cadáver não enterrado: o código está estacionado a
décadas - para ter noção, ele ainda usa GTK1. Nem
UTF-8-aware ele é. Já existe até um projeto com o nome
XMMS2, que é um rewrite bem mais são, funcional e
interessante dele, mas em fase beta.

Para mim, o melhor *player é o mplayer: toca tão bem
áudio quanto vídeo, além de te dar atalhos como < ou >
pra mudar de arquivo, ou <-, /\, \/ e -> (setas) para
avançar/retroceder. Mas o meu gosto é de interfaces simples.
Uma boa busca no google pode ajudar a encontrar um player
bom e atual com interface gráfica.

> Estava apenas reconhecendo a importancia de alguns
> softwares proprietários (oh meu Deus!) que marcaram
> história e continuam tendo seu valor apesar das boas
> opções livres de hoje.

A história, na verdade, começou com o software livre, mas
não se tinha o conceito porque não havia diferenciação.
Como se tivesse surgido a humanidade e não tivesse o conceito
de 'bem' nem 'mal' porque todos fossem bons.

> Sabia que eDonkey, soulseek, gnutella, bittorrent e
> praticamente todo sistema distribuído nasceu do conceito
> do Napster?

Comparar Napster com BitTorrent é comparar uma calculadora
mecânica com um computador quântico.

> Mas não se preocupe, você não vai me ver elogiando o
> IExplorer e o Outlook Express! ;)

Ainda bem, acho que ninguém aqui ia gostar. ;-)

E é isso!

--
Leonardo Lang AKA tlang em inf