[GUFSC] Escola-livre/Informatização do CA

Renan Noceti renano7 em yahoo.com.br
Segunda Março 14 15:45:35 BRT 2005

Para os interessados no projeto Escola-livre:

Eu tenho interesse em colocar o projeto Escola-livre
para o Colégio de Aplicação... Seria conveniente em
termos de proximidade geográfica e por estar envolvida
com a UFSC.
Já conversei com o diretor do CA e existe a vontade (e
o incentivo político) deles em concretizar o mesmo.

No entanto, o laboratório fora desmontado por falta de
equipamentos. Eu trabalho no CTC, e descobri que no
meu laboratório existem várias máquinas "obsoletas" -
para softwares da engenharia - mas que poderiam rodar
tranquilamente um KDE e um OpenOffice para ensinar
crianças no Colégio, ou até mesmo um terminal rodando
um servidor de arquivos.

Entre o material que já cataloguei, existem três
placas com processadores Pentium 3, placas de rede,
som e vídeo, uns 4 pentes de memória DIMM, de 64MB
cada, algumas fontes, entre outros.

Há vários outros laboratórios com máquinas mofando no
almoxarifado porque não podem ser doadas para fora da
UFSC por problemas de patrimônio. Eu liguei para o
departamento de Patrimônio da UFSC, e descobri que com
alguns poucos papeis, podemos mandar esses componentes
para o CA e equipar o laboratório de lá.

Gostaria de saber, se entre os 140 inscritos na lista
de discussão do GUFSC, alguém se encontra em algum
laboratório do CTC? Por favor, se manifestem... :) eu
me disponho a ir pessoalmente até os locais e
verificar a existência de qualquer peça (in)útil que
possa ser transferida para o CA.

Houve também uma doação pessoal do Prof. Daniel (perdi
seu sobrenome na confusão que está o histórico da
lista agora que mudou de host, perdão), que contribuiu
com um gabinete, uma placa e um processador Pentium
100, e um monitor de 15''.

Acredito que possamos montar umas 16 máquinas, no
mínimo, e passar a incentivar/ensinar o uso de
Software Livre no colégio...

Qualquer interessado em ajudar, favor levantar a mão!
x)

A propósito, quando vai ser a reunião do projeto
Escola-Livre? Após o Install Fest do dia 2 de Abril?

Abraços,

Renan Noceti

Yahoo! Mail - Com 250MB de espaço. Abra sua conta! http://mail.yahoo.com.br/