[GUFSC] ION: gerenciador gráfico de janelas

Leonardo Trentini Lang tlang em inf.ufsc.br
Quinta Junho 9 18:54:00 BRT 2005

Ótima idéia! Coloco-me à disposição pra apresentar!

Podia ser na próxima reunião do CoISA... o que acham? Pode ser em outro
horário, se o pessoal não puder comparecer (17h00, quinta-feira).

Respondendo à Kimie:

O Ion está para os gerenciadores de janela assim como o Emacs está para os
editores de texto. Ele tem grandes vantagens, como não desperdiçar espaço na
tela, facilitar a organização das janelas, e - assim como no WindowMaker -
suportar teclas de atalho para tudo. O fato dele ser leve acaba sendo uma das
vantagens menos importantes, no final das contas. A diferença principal,
entretanto, é que ele implementa um paradigma de GUI um tanto diferenciado dos
"WMs atuais", que é descrito na página do projeto [1], e que é a maior fonte
das vantagens dele.

Como o Wagner comentou, ele tem alguns problemas com aplicativos que não se
adequam bem aos padrões ICCCM -- em especial o Firefox. Sem contar que os
aplicativos que não sinalizam corretamente as janelas de diálogo, como o
Gaim, acabam atrapalhando o uso do WM. Mesmo assim, é um ótimo gerenciador de
janelas, e vale a pena dar uma olhada. :)

E é isso!

[1] http://modeemi.cs.tut.fi/~tuomov/ion/

--
Leonardo Trentini Lang AKA tlang em inf.ufsc.br AKA ofranja