[GUFSC] teclado no ion2

Wagner Saback Dantas wagners em das.ufsc.br
Domingo Julho 3 19:30:36 BRT 2005

Olá, Alexandre!

O seu problema com o teclado é só no X? No terminal ele funciona?

Acredito que esta configuração esteja fora do alcance do gerenciador de
janelas ION. Essa configuração é do próprio X e pode ser feita tanto com uma
interface amigável como a do configurador do Gnome que você citou ou com o
comando (logado como root): "dpkg-reconfigure xserver-xfree86".

No meu caso, as opções do teclado estão como (extraídos do
/etc/X11/XF86Config-4):

Option  "XkbModel" "abnt2"
Option  "XkbLayout" "br"
Option  "XkbVariant" "abnt2"

Ou seja, quando você usar o "dpkg-reconfigure xserver-xfree86", você fala que
o modelo do teclado é "abnt2", o layout é "br" e a variação é "abnt2".  Eu uso
teclado ABNT2 com a tecla de contrabarra ("\") próximo ao caracter "z" (alguns
teclados vem com o contrabarra mais próximos ao cê cedilha).

De qualquer forma, veja o endereço abaixo:

http://twiki.im.ufba.br/bin/view/GAVRI/AcentuacaoNoDebian30

[]'s
Wagner.

On Thu, Jun 30, 2005 at 02:55:19PM -0300, Alexandre Campos wrote:

> Pessoal,
>
> comecei a usar o Ion como administrador de janelas, porem cada vez que
> começa uma secao tenho de  ir ao
> debian->sistema->gnome->gnomecontrolcenter para modificar a
> configuracao do teclado para ABNT2 ... alguma dica de onde posso
> deixar ele como "default" para todas as secoes ?
>
> Grato,
> alexandre
>
> --
>      "Because he himself suffered when he was tempted, he
>       is able to help those who are being tempted."
>                                         Hebrews 2:18

Wagner Saback Dantas
http://www.das.ufsc.br/~wagners