[GUFSC] Como usar as imagens de gráficos gerados com o Octave no Open Office?

Adriano Winter Bess adrianob em das.ufsc.br
Segunda Setembro 6 17:54:12 BRT 2004

On Mon, Sep 06, 2004 at 03:57:10PM -0300, Anderson Nielson wrote:
> Estou usando o octave. Gerei alguns gráficos com o comando "plot".
> Quero colocar estes gráficos num documento do editor de textos feito
> com o OO.
>
> Como usualmente se faz isso quando usamos o Octave? Tem algum comando
> como "export"? Qual o formato que geralmente se usa?

Olá Anderson,

Que eu saiba, o octave não possui suporte próprio para fazer gráficos,
muitos menos para exportá-los para algum formato de arquivo; mas sim
usa o gnuplot para isto. Se você quiser exportar o gráfico para jpeg,
por exemplo, você pode fazer o seguinte (dentro do octave):

$ gset output "grafico.jpg"
$ gset terminal jpeg

Daí é só dar o comando plot normalmente que ele irá gerar um arquivo
(no caso uma imagem jpeg) com seu gráfico. O Gnuplot suporta muitos
outros formatos para exportação. Eu sugiro ler o manual do Gnuplot:

$ info gnuplot

Abraços,
Adriano Winter Bess
* Adriano Winter Bess                          *
* Rua Capitão Romualdo de Barros 648, apt. 103 *
* CEP 88040-600 - Bairro Carvoeira             *
* Florianópolis - SC - Fone: 234-8839          *
* adrianob -at- icablenet com br               *
* adrianob -at- das ufsc br                    *