[GUFSC] Prêmio SOL de Softwre Livre

Ricardo Grutzmacher grutz em terra.com.br
Sexta Outubro 15 00:46:40 BRST 2004


http://www.premiosol.com.br/vforum/premiosol/

fonte: http://www.cipsga.org.br/article.php?sid=6004&mode=thread&order=0

"Quantas vezes na história da microinformática o programador esteve tão em alta quanto hoje?....É bastante coerente dizer que o Software Livre trouxe uma revolução por mudar diversos fatores que se tornaram o status quo da microinformática nos últimos anos, e uma dessas mudanças foi exatamente jogar a luz dos refletores em cima do programador outra vez.

O Software Livre permite que os grandes integradores não fiquem mais restritos a encaixar bloquinhos de cores distintas, como numa brincadeira de Lego, às vezes tendo que forçar os encaixes e obrigando os clientes e usuários a se adaptar aos Frankensteins resultantes. Agora, é possível moldar os próprios bloquinhos, mudar suas cores, fazer com que seus encaixes sejam perfeitos e, melhor ainda, é possível alterar o conjunto inteiro para que ele se adapte inteiramente às necessidades do usuário. Isso é o Software Livre, e essa é tarefa para um programador.

Não é à toa que, por isso, o programador esteja tão valorizado no momento, e por isso surgem concursos como o Prêmio SOL para destacar os seus bons trabalhos. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), presidido por Sérgio Amadeu, criou o Jogos.Br, para incentivar os programadores brasileiros a entrar em uma área na qual o país tem grandes chances de se dar bem no exterior. A IBM anunciou no fim de setembro o Linux Challenge 2004, que como o Prêmio SOL visa à melhoria de qualidade e à maior disponibilidade de aplicações para o GNU-Linux.

Concorrentes do Prêmio SOL? Longe disso. O Prêmio SOL, na verdade, é um grande trampolim para quem pensa em participar de outros concursos, devido à sua abrangência -- há categorias diversas e abertura para todos os públicos imagináveis. O Jogos.Br é voltado para a especialização em uma categoria de software. Quem participa do Jogos.Br com um joguinho livre pode muito bem se inscrever na categoria "Entretenimento" do Prêmio SOL, com grandes chances e com uma grande exposição do seu trabalho. Já o Linux Challenge da IBM é voltado para universitários de todo o mundo, e os softwares e toda a documentação exigida devem ser escritos em inglês. Incompatível com o Prêmio SOL? Bem, se fizermos um paralelo com o automobilismo e considerarmos o Linux Challenge a Fórmula 1 da programação livre, o Prêmio SOL é equivalente à F-3 sul-americana: quem fizer um software dentro de todas as exigências do concurso brasileiro estará bem preparado para enfrentar a briga mundial. Um dos objetivos do Prêmio SOL é exatamente dar exposição mundial aos trabalhos brasileiros. A questão da língua é facilmente transponível com ferramentas como o GNU gettext e com a participação de voluntários para tradução -- mesmo que não sejam programadores, o que mostra como o Software Livre pode mobilizar e unir qualquer grupo de pessoas.

Poucas vezes o desenvolvimento de softwares, mesmo o amador, teve tantas oportunidades -- e o Prêmio SOL é uma das melhores. Se você aproveita a calma das noites para trabalhar em um programinha de desktop, você pode participar. Também pode participar qualquer grupo de dois ou três programadores e usuários "leigos" responsáveis por documentação, testes e tradução. Ou uma equipe de estudantes que fez um programinha didático para a feira de ciências da escola. Enfim, o Software Livre tem em sua essência uma abertura altamente democrática, receptiva e, agora, valorizada. É hora de aproveitar todas as chances." 


Mais detalhes sobre a lista de discussão GUFSC