[GUFSC] [SL] mudanças no "contrato Debian"? (fwd)

Ricardo Grutzmacher grutz em das.ufsc.br
Domingo Março 7 23:55:05 BRT 2004

Ola,

Acho que a manchete eh sensacionalista e na minha leitura rapida nao consegui descobrir o objetivo do autor da noticia.

Acho estranho tambem a ausencia da referencia de onde foi publicado.

De qualquer forma vou explicar o que provavelmente o texto esta tratando.

NÃao sei se voces acham isto uma coisa boa ou ruim, ou se quer entenderam do que se trata pois a noticia me parece muito incompleta.

A um bom tempo tem acontecido discussoes entre desenvolvoderes e usuarios do Sistema Debian (especialmente Debian GNU/Linux) sobre a possivel descontinuidade da manutencao da arvore non-free pelos desenvolvedores do Debian.
Portanto a unica coisa que muda com relacao ao item 5 do contrato social do Debian eh que o non-free nao seria mais mantido pelo Debian como esta escrito. Entretando na minha opiniao o espirito do item 5 nao eh dizer que o Debian sera sempre responsavel por manter os pacotes non-free e hospeda-los nos seus mirrors. O espirito do item 5 esta mais para dizer que o Debian vai manter uma infra-estrutura que permita de maneira facil o uso de software proprietario para quem desejar.

Assim como eh muito simples para um usuario usar algum repositorio nao oficial do Debian, sera simples usar um repositorio non-free nao mantido pelos desenvolvedores do Debian.

Para informacoes mais detalhadas sugiro ler:

http://debianhelp.org/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=3254&mode=thread&order=0&thold=0

at.
grutz