[GUFSC] Fw: [apgufsc] Download de Livros (fwd)

André L.Amorim andre em astro.ufsc.br
Terça Junho 29 20:50:53 BRT 2004

Primeira vez que vejo uma biblioteca virtual com livros "de editoras".
Vejam a mensagem encaminhada no fim do e-mail.

http://site.ebrary.com/lib/buufsc

Aparentemente tem versoes eletronicas de varios livros. Eu nao consegui
usar o site pois nao tenho acesso a nenhuma maquina windows aqui no
campus. Nao se pode acessar os livros usando GNU, eles têm um plugin e
formato de arquivo proprio (e provavelmente proprietario) para
visualizar, copiar, e imprimir os livros, mediante pagamento de taxa --
corrijam-me se eu estiver enganado.

Toda essa historia me lembrou de um texto do Stallman.

http://www.gnu.org/philosophy/right-to-read.html

Eu sempre vou as bibliotecas e leio o livro que me der vontade. Se eu
quero ler mais do livro, pego emprestado. E todo mundo encoraja isso, eh
bom para o desenvolvimento da humanidade que todos tenham acesso a
leitura. E tudo isso sempre foi de graca. Ninguem paga para usar uma
biblioteca publica (pelo menos nao diretamente). Se eu gostei
particularmente de um livro, vou preferir te-lo em casa, e o comprarei.

Agora eu nao preciso mais estar presente numa biblioteca para ler um
livro. Mas fora isso, nao me parece que alguma coisa tenha mudado. Por
que entao todo esse controle sobre a informacao contida nos livros?
Entao, quando pararem de fazer livros impressos, acabarao as bibliotecas
publicas?

Eu particularmente nao recomendo que se use aquele site para ler livros,
e nenhum outro, mesmo que seja em puro SL, se tiverem estas restricoes
sobre o acesso a informacao -- o que eu acharia no minimo contraditorio
sabendo da filosofia do SL. Em vez de pagar mensalidade aquela empresa,
a UFSC bem que poderia usar o dinheiro para fazer sua propria biblioteca
virtual, nos moldes de uma biblioteca publica de livre acesso.

Restringir acesso a informacao eh atrasar o desenvolvimento da
humanindade.

Andre Amorim.
---

Begin forwarded message: