[GUFSC] Ainda sobre o caso Sérgio Amadeu e MS

Rafael R Obelheiro rro em das.ufsc.br
Quinta Junho 17 11:40:21 BRT 2004

On Thu, Jun 17, 2004 at 03:41:16AM -0300, Ricardo Grutzmacher wrote:
> Eu preferia um cometário teu explicando a questão ao invés de eu tentar
> decifrar tudo sozinho.
>
> Me parece apenas a velha história do de Raadt preferir
> tudo estilo licença BSD.

Mais ou menos.

Como diria o Theo, "patent termination clauses are a bad thing". Veja
que um dos objetivos do OpenBSD e' fornecer um sistema completamente
livre, mesmo para usos comerciais:

  [http://www.openbsd.org/goals.html]

  [...]

  Integrate good code from any source with acceptable copyright (ISC
  or Berkeley style preferred, GPL acceptable as a last recourse but
  not in the kernel, NDA never acceptable). We want to make available
  source code that anyone can use for ANY PURPOSE, with no
  restrictions. We strive to make our software robust and secure, and
  encourage companies to use whichever pieces they want to.

Perceba que a licenca BSD e' um meio para atingir esse objetivo, e nao
um fim em si mesma.

Veja tambem que clausulas envolvendo patentes vao contra esse
objetivo, pois restringem a liberdade. Nas palavras do proprio Theo:

  [http://marc.theaimsgroup.com/?l=openbsd-misc&m=108654750620854&w=2]

  "We've been clear:  Their new license contains more stuff, and we do
  not accept MORE STUFF in licenses.
  [...]
  Oh give it up: greater protection is nearly always the opposite of
  greater freedom.  You are being robbed of freedmosn[sic], and you
  are blind if you do not see it so."

> Veja que a GPL também é bem mais restritiva que a licença BSD.

Isso me lembra uma entrevista que saiu recentemente na ACM Queue com o
Sam Leffler, que foi membro do CSRG em Berkeley nos anos 70-80 e
esteve envolvido com as releases 4.1 a 4.3 do BSD UNIX. Em determinado
ponto da entrevista, ele diz:

  "The point is that when I think of free software I think free--no
  ties at all. The reason I don't agree with the GPL is because it
  attaches strings to giving away software.

  People who work on open source projects are motivated by doing work
  that they want to do, and they want to share. The sharing is what's
  really the key. The licensing is--for better or worse--sometimes an
  encumbrance in that it makes it harder to do this. My attitude all
  along has been you give it away; you don't look back."

A entrevista completa esta' disponivel em

  http://www.acmqueue.org/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=149&page=1

Um abraco,
--rro