[GUFSC] [roxo@roxo.org: [linux-br] Microsoft quer processar membro do Governo Brasileiro]

Ricardo Grutzmacher grutz em terra.com.br
Quinta Junho 17 10:23:48 BRT 2004

----- Forwarded message from "Fernando M. Roxo da Motta" <roxo at roxo.org> -----

From: "Fernando M. Roxo da Motta" <roxo at roxo.org>
Date: Wed, 16 Jun 2004 19:57:55 -0300
To: linux-br at listas.cipsga.org.br
Subject: [linux-br] Microsoft quer processar membro do Governo Brasileiro

 Eu estava lendo a notícia no site do CIPSGA :

http://www.cipsga.org.br/article.php?sid=5338&mode=thread&order=0

  E fiquei particularmente interessado no trecho :

     Segundo Umeoka, presidente da Microsoft do Brasil, a
    escolha do governo Lula pode levar o país na direção errada,
    na questão dos programas de computador -ou seja, na direção
    contrária aos interesses da Microsoft. Se o país se fechar
    novamente - como fez quando protegeu o setor de tecnologia
    da informação (referência à Lei de Informática, adotada pelo
    governo brasileiro na década de 80 para proteger a indústria
    nacional)

  Se eu consigo entender bem o que acontece, ao se adotar uma solução
proprietária o que fazemos é justamente fechar o mercado para proteção de
mercados cativos.   Só que no caso estamos fechando o mercado para nós,
para proteger o mercado deles.   Ou seja, o que ele quer é que façamos
justo o que eles dizem condenar, mas para proteção do mercado deles.

  O uso de Software Livre é exatamente o oposto do que eles estão dizendo,
mas justo o que parecem pregar.  O Software Livre não é desenvolvido
exclusivamente no Brasil e sim em *todo* o mundo.  Ao adotar o Sofware
Livre o que fazemos é justamente abrir o nosso mercado completamente, para
todos indistintamente, incluindo-se aí os brasileiros.

  Logo, para seguir mais de perto a recomendação do Sr. Umeoka, da forma
mais ampla possível, o que devemos fazer é justamente adotar o Software
Livre.

  Roxo

--
---------------- Non luctari, ludare -------------------+ WYSIWYG Editor ?