[GUFSC] ftp e mirror

Paulo Manoel Mafra mafra em das.ufsc.br
Quarta Julho 28 12:33:30 BRT 2004

Oi Allan, atualmente nao temos recursos para comprar esse tipo de hardware
para um servidor de ftp. Os recursos que temos do departamento sao
direcionados para a estrutura da rede do DAS. O servidor de ftp surgiu a
alguns anos com o mirror do debian. Para fazer esse mirror foi utilizado
uma maquina montada de restos e o pessoal ganhou um disco de 20Gb de uma
empresa. O Luciano (rottava) pode explicar melhor essa historia...

No comeco do ano passado desativamos o servidor de ftp por falta de
hardware. No final do ano eu resolvi colocar no ar novamente o ftp e os
mirrors. Conseguimos esse disco de 120Gb e eu coloquei na minha maquina,
reativando o mirror do debian.

Como tinhamos espaco, optei por colocar o mirror do OpenBSD e OpenSSH
como uma forma de apoiar o projeto e incentivar a sua distribuicao. Hoje
temos 8 servidores rodando OpenBSD no DAS e manter esse mirror eh uma
forma de agradecer, uma vez que nao temos dinheiro para doar ao projeto.

O servidor de ftp do DAS nao tem prioridade nenhuma na rede, roda na minha
maquina, entao nao recebe recursos $$. Ele eh mantido por restos de
equipamentos e doacoes de projetos do departamento. Antes de ter um
servidor de ftp rodando, tenho que manter uma boa estrutura aa rede do
DAS.

Apesar de tudo, continuaremos mantendo dentro do possivel os mirrors.

[]s
Paulo.

Paulo Manoel Mafra
LCMI - Laboratorio de Controle e Micro Informatica
Departamento de Automação e Sistemas - UFSC