[GUFSC] Borland C++BuilderX

andre duarte bueno bueno em lenep.uenf.br
Quarta Setembro 17 09:09:02 GMT+3 2003

Emerson Ribeiro de Mello wrote:

>Olah,
>Vi essa noticia:
>Enquanto se fala muito em C# e Java, a Borland lança o Borland
>C++BuilderX, uma IDE C++ multiplataforma para Windows, Linux e Solaris que
>fornece um novo ambiente de desenvolvimento visual. Ele é agnóstico
>quanto a compiladores e suporta os compiladores da Intel, Microsoft, GNU,
>Sun Forte e Metrowerks. A ferramenta permite a portabilidade entre as
>plataformas através de novos compilador Borland C++ e um framework C++.
>
>Sim...eh uma IDE comercial, mas o interessante que ela utiliza (pode
> [...]
Isto ocorre porque atualmente nenhum compilador é 100% compatível com os
padrões do C++ (veja C++ in a nutshell).
O que significa que se você quer ter um programa 100% redondinho,
o ideal é compilar o mesmo em mais de um compilador.

A dica é usar o kdevelop.
O kdevelop é um ambiente de desenvolvimento excelente (GPL).
E tenho uma notícia excepcional para todos que desenvolvem programas.
O kdevelop já é multiplataforma, tem para GNU/Linux, Solaris, Unix, Aix,
Mac OS X,....,
(nunca testei mas deve rodar no Windows -talvez requeira cygwin..).

A boa nova, é que o kdevelop 3 vai dar suporte ao desenvolvimento de
programas nas seguintes linguagens:
Ada
C++
Fortran
Java
Pascal
Perl
PHP
Python
Ruby
Shell

veja imagens em
http://www.kdevelop.org/graphics/screenshots/3.0/gideon-newproject.png

Isto mesmo,
você aprende a usar um único programa, o kdevelop,
e vai poder desenvolver software livre para centenas de plataformas,
usando a linguagem que você conhece.
Isto é o sonho de muitos programadores se realizando.

PS:
Eu só uso C++,
sou engenheiro e pesquisador, logo, escolhi a melhor linguagem de
programação.
C e Fortram são muito antigos, Java é do tipo Javai (e requer software
proprietário - tô fora),
as outras são linugagens interpretadas e daí fica muito lento.