[GUFSC] [LINUX-L] Lattes para Linux Beta (fwd)

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Sexta Outubro 10 20:23:49 GMT+3 2003

> Existe uma versão open source do kylix, mas , se não me engano não é GPL.

NÃO!. Não existe nenhuma versão do Kylix que tenha o código fonte
disponível ou que se encaixe na definição de Open Source. (Muito menos
na definição de software livre).

O Kylix é um software proprietário em todas as suas versões.
O que acontece é que a versão que eles ridiculamente chamam de ``Open
Source'' é uma versão grátis cuja biblioteca básica é GPL, ou seja você
usa um software proprietário para programar exclusivamente software
livre. Legal né?

> - Se não me engano, este sistema é patenteado, e é vendido para outros
> países
> (daí porque é pouco provável que eles abram todo o código?).

Patente não tem a ver com o código. O MP3 é patenteado e todo mundo
conhece os códigos para tocar as músicas neste formato. O que acontece é
que quando o FhG IIS quizer ele te cobra o quanto puder.

> - O próprio GUFSC poderia montar um projeto para desenvolver o lates usando
> sistema totalmente GPL. Basta ter acesso ao formato do banco de dados,
> a interface não é complexa (embora seja trabalhosa).
> Quem se habilita !!
> (he he, já vejo a discussão Anjuta+GTK++ ou Kdevelp+Qt).

Obviamente Anjuta + GTK+, pois é mais portável e é livre em todas as
versões e para todas as plataformas.

At.
grutz