[GUFSC] finalizando: Re: Eclipse e Java (era: Re: Kdevelop versus anjuta)

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Sexta Maio 9 23:03:11 GMT+3 2003

Saudações

Espero que o Diego não se importe de eu responder este email na lista...

Diego Abadan escreveu:
> At 17:16 8-5-2003 -0300, Ricardo Grützmacher wrote
>

>         Não é por nada não, Ricardo, mas da maneira que você colocou parecia já saber onde o Java é suportado. Você afirmou que era pouco potável e que C/C++ era bem mais.

Certo. Eu fiz estas afirmações com base no depoimento de _vários_
colegas que são desenvolvedores java e nunca conseguiram me citar outras
arquiteturas e SOs suportados além das citadas na página da SUN.

Eu, por falta de contestação, e pior, por receber a confirmação dos
desenvolvedores da falta de VMs para outras arquiteturas fui levado a
estas conclusões.

Graças ao colega João (que deve ser um ótimo desenvolvedor frente aos
meus entrevistados) não veio com marketing nem enrolação. Simplesmente
passou um ponteiro que acabou com esta discussão. Pelo menos no ponto
onde eu tentei alimentar esta ``thread''.

Espero que tenha ficado claro que durante todo o tempo fui pragmático ao
extremo. Não quiz saber de teoria.
É óbvio que o design do Java é transportável. Eu bati na tecla da
questão prática. Se não existem VMs para ``trocentos'' sistemas, um
programa em Java nunca será transportável.

Passo de imediato a reconhecer seriamente uma boa portabilidade do Java.
E espero que meus contestamentos (por desconhecimento) não tenham
causado grande ou pequeno desagrado aos desenvolvedores Java que habitam
esta lista.

>         Agora bem que a Sun poderia liberar a sua implementação de maquina Java como software livre. :-) Pra mim é um dos pontos mais fracos do Java.

Mas então por que outras empresas podem distribuir VMs Java ou mesmo
JRE, JDK, etc? (Ex. HP, Apple, etc)
Quem programa estas VMs, JREs, etc?

Sds.

Ricardo.