Re: [GUFSC] [Fwd: [Cco992NP] Windows XP Professional Edition e outros GRÁTISe LEGALIZE]

Daniel Santana de Freitas santana em inf.ufsc.br
Quinta Junho 26 10:13:51 GMT+3 2003

Olá pessoal,

Sou professor do INE, uso Debian-GNU/Linux e então fiquei
particularmente impressionado com a mensagem do Juliano. Realmente, se o
INE faz parte deste programinha, ninguém está sabendo, nem mesmo o chefe
de departamento (com quem eu acabo de conversar a respeito). Aliás,
olhando o link referenciado, eu só encontrei que a UFSC está no programa
(o que, eu concordo, já é estranho), mas o que eu vi foi que o item
"departamento" estava vazio. Não seio que aquilo quer dizer; não será a
SEI que efetivou este "acordo"?

O INE tem seus problemas, como qualquer departamento, e um deles é, na
minha opinião, exatamente o uso de Microsoft por grande parte dos
professores. Mas isto não autoriza a generalização feita pelo colega. Eu
uso GNU/Linux na minha sala, em casa e em sala de aula (apresentações,
octave e gnuprolog) e nunca fui incomodado pelo departamento por isto.
Assim como eu, tem outros professores que usam e defendem a idéia de que
um curso de ciência da computação deve estar baseado em softare livre,
pois não tem sentido formar "cientistas da computação" que não tenham a
curiosidade de conhecer os detalhes daquilo que usam. Em função destes
professores, eu conheço 2 laboratórios do INE que só usam GNU/Linux
(LISHA) ou então que utilizam GNU/Linux na maior parte de seus estudos e
só usam  windows quando têm que realizar trabalhos de extensão que não
deixem outra alternativa (LabSEC).

A verdade é, Juliano, que, mesmo que um professor insista em utilizar
MS, o aluno não precisa seguir este "exemplo". Não é verdade que há
situações em que se é obrigado a usar este tipo de software aqui dentro
da universidade. Basta você pedir e imediatamente alguém da lista vai
encontrar um substituto à altura (senão melhor) para qualquer programa
MS que você estiver usando. Dá algum trabalho para se adaptar, mas este
trabalho é grandemente recompensado pela ganho em liberdade. Acho que
isto não é difícil de entender e vai, eu espero, acabar "pegando" entre
os alunos da computação.

Por último, tenho que admitir que, se lhe fosse feita a oferta de
"microsoft de graça para professores e alunos", não tenho certeza de que
o INE não aceitaria por maioria. Mas uma coisa é certa: nunca haveria
unanimidade quanto a isto...

[]'s,

Daniel

Prof. Daniel Santana de Freitas