[GUFSC] MandrakeSoft pede concordata

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Segunda Janeiro 20 11:53:33 GMT+2 2003

> 	Pelo que vi nas paginas das empresas citadas são justamente
> empresas de consultoria, suporte e treinamento. Empresas de
> desenvolvimento pesado que fazem software livre eu nao conheço.

Elas desenvolvem o software que o cliente pedir entretanto como o
software é livre elas não focam o lucro delas na *venda* do software.
Em geral elas cobram o preço de desenvolvimento como seria feito por uma
softhouse.

Alguns empresários me disseram que existe um pouco de mito quando se diz
que você vai ganhar menos ao vender software livre.
Muitas vezes acontece que as pessoas que pegam uma cópia do seu software
geralmente pedem mudanças para que este se adapte melhor as necessidades
específicas de quem copiou o software.
Assim a empresa ganha dinheiro mesmo não tendo ganhado dinheiro com a
cópia que foi feita.

> 	Eu ficaria feliz de discutir essas questoes com pessoas que tem
> experiencia no caso.

Estas pessoas que citei tem experiência no caso, na minha opinião. Ambos
são ex-funcionários da Conectiva.

> A ideia de vender software como serviço me parece
> bastante interessante... mas nao sei se pode me levar a ficar rico.

Fato. Você não vai ficar tão rico quanto o Bill Gates. Mas talvez tão
rico como Bob Young! D
epende da qualidade, aplicabilidade, disponibilidade do seu software e
não de uma questão de monopólio. (onde a qualidade do software é
secundária).

at.
grutz