[GUFSC] Petição para Uso de Software Livre no Governo Federal

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Sábado Fevereiro 15 18:23:52 BRST 2003

Existe uma petição para Uso de Software Livre no Governo Federal em:

http://www.ipetitions.com/campaigns/gnulinux/

Apesar de eu não concordar 100% com a redação acho importantíssimo
ajudarmos assinando esta petição pois ela representa os nossos desejos
com relação ao software livre e ao Brasil.

====

  Senhores

O Objetivo desta petição é fazer com que o governo pare de gastar
centenas de milhões de reais por ano dos cofres públicos com licenças de
software proprietário, que sustenta um monopólio estrangeiro e passe a
utilizar softwares livres (Quando o Software Livre substituir com
funcionalidade mínima de 100% o software proprietário) na administração
e nos órgãos públicos onde o dinheiro do povo paga as contas..

Para um país como o nosso, essa economia pode fazer uma grande
diferença, afinal, serão milhões de reais de economia para o governo. E
tem mais, o uso do software livre no governo orienta os vários segmentos
da comunidade brasileira a também utilizar software livre e liberta o
país da escravidão a empresas capitalistas que nada mais querem a não
ser nosso capital nacional tão duramente conquistado.

Software livre é estável, tem qualidade, é seguro e pode substituir o
software comercial com muita qualidade. Sabendo disso, vários países já
adotaram esta postura de só usar software livre. E a maioria destes
países é de 1º mundo, e teriam, teoricamente, dinheiro para gastar...
Mas é por isso que eles são primeiro mundo, pois utilizam com
inteligência os recursos disponibilizados pela população...

No Brasil, o governo representa 80% do lucro de Grandes Empresas de
Software Proprietário. Alguém deve estar ganhando muito dinheiro com
isso, e não é o povo !!!

Não é admissível que o governo lance mão das verbas públicas para
continuar estabelecendo um monopólio norte-americano (Nada contra o
Software Proprietário, apenas quanto a forma de comércio que ela
estabeleceu.). Ademais, é fato que 39% das empresas norte-americanas
usam Linux. Portanto, já que é assim, surge a pergunta: Porque é que nem
os EUA estão mais dando suporte ao monopólio de suas próprias Gigantes
do Software ??? (ou de qualquer outra empresa ?)

Vamos acabar com esse monopólio internacional que somente estimula a
dependência e adestramento dos profissionais do mercado mundial !!!

Queremos o Software Livre Agora Mesmo !!!

Lembrem-se: essa questão não é apenas tecnológica. Antes de tudo é uma
grande questão social disfarçada !!!

Vamos acordar e mudar o destino e o rumo do nosso país... País que
pertence a nós, não aos políticos ou aos empresários estrangeiros...

Viva o Software Livre e a Liberdade de Escolha !!!

Este documento é apenas um informativo para você, assinante. A petição
que será entregue ao Presidente será ainda redigida, e contará com o
apoio e aprovação de vários organismos de incentivo ao uso do Software
Livre no País.

Assine este documento, e ajude seu país a começar a andar com as
próprias pernas. E lembre-se: É fácil derrubar uma árvore, mas dá muito
trabalho derrubar toda uma floresta de uma vez...

Agora, gostaria de pedir a vocês dois favores.
1 - Nossa petição será entregue a casa política máxima do nosso país.
Por isso, é necessário que todos os campos sejam preenchidos de forma
adequada e, principalmente o campo "identidade" seja preenchido com o
número de algum documento de identificação civil, pois, segundo fontes
políticas, para que a assinatura tenha validade, ela precisa ser
acompanhada de algo que valide o nome do cidadão... Pode ser Identidade,
Crea, Id. Militar, Habilitação, qualquer coisa, mais tem que conter um
documento identificatório válido !!! Não se preocupem pois esta
informação não será usada para nada além da petição.
2 - Repassem para o meu email (renatosiqueira em suporte.net) um email em
branco com o título "Petição - Assinatura", pois dessa forma, se formos
vítimas, novamente, de algum "problema técnico misterioso" eu possa
indicar-lhes o local do novo campo de batalha !!!

OBS: Todos os dados que são pedidos a vocês não serão vistos por mais
ninguém além de mim.
Para saber o número de Assinaturas até o momento, basta olhar a parte da
direita da petição, bem abaixo do meu telefone, ou entrar no fórum da
petição ("Discussions"), que é o que será atualizado com maior frequência...
Peço a todos que puderem e quiserem, que me enviem um email para que eu
possa manter uma base de dados...
Esse email deve vir com o seguinte título: "Petição - Assinatura".
Todas as informações tem caráter estatísticos e são importantes.
Preencham os campos corretamente, por favor. Meu compromisso é não usar
nenhuma informação aqui depositada para nenhum outro objetivo que não o
da petição... Vocês tem a minha palavra de Cidadão Brasileiro !