[GUFSC] [Fwd: [QD] texto sobre Economia do Software Livre]

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Sexta Agosto 29 06:18:15 GMT+3 2003

-------- Original Message --------
Subject: [QuilomboDigital] texto sobre Economia do Software Livre
Date: Wed, 27 Aug 2003 12:25:08 -0300
From: GUIGO - Guilherme Alberto de Almeida <guialmeida em tozzini.com.br>
To: <lista em quilombodigital.org>

Olá,

sou novo na lista. Espero que minha contribuição seja útil.

Há um bom texto sobre Economia do Software Livre chamado "Coase's
Penguin, or, Linux and The Nature of the Firm". O autor, Yoachai
Benkler, é professor da Universidade de Nova York.

O texto fala sobre a emergência de um novo modelo econômico fundado na
produção colaborativa - que ele denomina "commons-based peer
production". O Artigo é meio longo - em inglês, 73 páginas, notas de
rodapé, bastante acadêmico. Mas provavelmente deve fornecer uma boa
fundamentação para estudos acadêmicos sobre o assunto.

Pode ser encontrado, versão PDF, em
http://www.benkler.org/CoasesPenguin.PDF

Abraços,

Guilherme de Almeida

Olá Ricardo,
Pode me mandar as referências dos colegas que estão estudando Economia do
software livre ?
Um grande abraço,
Marcus Vinicius - Mestrando COPPE/UFRJ