[GUFSC] UnitedLinux

Emerson Ribeiro de Mello emerson@das.ufsc.br
Thu, 19 Sep 2002 17:03:59 -0300 (GMT+3)

Olah..

Entao...h=E1 um tempo mandei uma not=EDcia no site da lista

(http://www.softwarelivre.ufsc.br/modules.php?name=3DNews&file=3Darticle&si=
d=3D3&mode=3D&order=3D0&thold=3D0)

Falando a respeito dos projetos de padroniza=E7=E3o. A LSB
(http://www.linuxbase.org/) surgiu como um org=E3o para dar suporte e ditar
as regras para se fazer uma aplicacao ou mesmo uma distribui=E7=E3o Linux
padr=E3o.

O UnitedLinux =E9 um conjunto de v=E1rias distribui=E7=F5es que seguem as n=
ormas
ditadas pela LSB, s=F3 q visa essa uni=E3o =E9 colocar oq cada distribui=E7=
=E3o tem
bom junto...tipo o instalador vai ser o Yast2 da Suse, etc...

As distribui=E7=F5es Mandrake, RedHat e a pr=F3pria SuSe j=E1 foram certifi=
cadas
pela LSB, e acredito que a Debian ter=E1 que mudar muita coisa na sua
estrutura de diret=F3rios para conseguir receber esta certifica=E7=E3o. O m=
esmo
para o Slackware, j=E1 que essas duas distribui=E7=F5es n=E3o foram derivad=
as do
RedHat.

Resumindo:=20

Nas existes grupos diferentes para padroniza=E7=E3o, o =FAnico org=E3o
que dita as regras =E9 a LSB, e seguindo essas normas qualquer distribui=E7=
=E3o
poder=E1 ser certificada. A UnitedLinux =E9 composta por v=E1rias distribui=
=E7=F5es
para incorporar oq cada uma tem de bom. E ela est=E1 sendo feito de acordo
com as regras ditadas pela LSB. Ent=E3o oq for feito para o Mandrake n=E3o
ter=E1 problemas com o RedHat, SuSe e at=E9 com o UnitedLinux.=20

[]'s
Emerson R. de Mello

+---------------------------------+
| http://www.das.ufsc.br/~emerson |
|          UIN: 14717622          |
|                                 |
| Telefones:                      |
|       (48) 333-2979 - Casa      |
|       (48) 331-7576 - UFSC/LCMI |

On Thu, 19 Sep 2002, Luciano Rottava da Silva wrote:

> Acho (eh necessario confirmar) que a Debian participa de uma outra inicia=
tiva de padronizacao. Vejam que ironia, logo existirao varios "padroes", ca=
da um deles reunindo um determinado numero de distribuicoes.
>=20
> De qualquer forma, eh uma tentativa de diminuir a grande fragmentacao pro=
vocada pelo excesso de distribuicoes.