[GUFSC] Urnas eletrônicas viciadas.

Emerson Ribeiro de Mello emerson@das.ufsc.br
Thu, 5 Sep 2002 13:33:19 -0300 (GMT+3)

Olah,

Na Folha de SP tem uma materia falando de urnas falsas e viciadas

http://www.uol.com.br/folha/brasil/ult96u37198.shtml

Bom, resumindo a matéria as urnas eram falsas, idênticas aos novos modelos
de urnas (akeles com impressora), e todos os votos iriam para:

 - Serra (presidente)
 - Roriz (governador - DF)
 - Paulo Octavio (senado)
 - Jofran Frejat (senado)
 - Edimar Pireneus (deputado)

Por se tratar de uma "urna" com impressora, que teoricamente garantia a
veracidade dos votos, pois seriam confrontados os resultados eletrônicos
com os "papéis" impressos, essa urna imprimiria um resultado de acordo com
oq o eleitor votou, mas ficaria registrado o resultado "viciado".

Mas, vem o porém, esse confronto entre os resultados seriam feitos em
algumas urnas, e algumas "urnas" viciadas passariam livremente.

Eu adorei o papo da urna eletrônica, pois ela trouxe a automação nas
eleições, onde acelerou tudo, a apuração, teoricamente a votação, e ainda
a pior delas, "a fraude", pois as urnas convenciais, eram bem fraudadas,
já presenciei casos em minha cidade, onde urnas foram trocadas.

Segue akela frase:

"Proteger é muito mais difícil do que fraudar."

[]'s
Emerson R. de Mello

| http://www.das.ufsc.br/~emerson |
|          UIN: 14717622          |