[GUFSC] Brasil pode ser bloqueado por causa de spam

Emerson Ribeiro de Mello gufsc@das.ufsc.br
Mon, 28 Oct 2002 09:33:05 -0300 (GMT+3)

Ol=E1 !!!

Tem o SpamAssassin (http://spamassassin.org)

Dentre suas caracter=EDsticas est=E3o:

- An=E1lise de cabe=E7alho
- An=E1lise do texto=20
- Lista negra
- E uma enorme base de dados que cont=E9m assinaturas t=EDpicas de spam. Es=
ta
base est=E1 em constante atualiza=E7=E3o. (mail.abuse.org)

Agora o lance de barrar SPAM em pt-BR da=ED eu n=E3o se ele funciona legal.

[]'s
Emerson R. de Mello

+---------------------------------+
| http://www.das.ufsc.br/~emerson |
|          UIN: 14717622          |
| Telefone:                       |
|       (48) 331-7576 - UFSC/LCMI |
+---------------------------------+
 "Talvez a ci=EAncia nunca descubra um sistema de comunica=E7=E3o
   em escrit=F3rios melhor que o intervalo para o caf=E9"

                              Earl Wilson

On Mon, 28 Oct 2002, Carlos Alberto Brand=E3o Barbosa Leite wrote:

> Brasil pode ser bloqueado por causa de spamPessoal, aproveitando o assunt=
o, alguem da lista tem um m=E9todo mais eficiente pra filtrar spam utilizan=
do o Procmail?
> Tentei o SpamBouncer (http://www.spambouncer.org) mas os filtros, aparent=
emente, s=F3 pegam spam com termos em ingl=EAs (pelo menos os spams naciona=
is passam).
>=20
>   ----- Original Message -----=20
UA
>                         =20
>                   =20
>=20
>               Quem considera o spam um meio eficaz e barato de alavancar =
seus neg=F3cios deveria visitar a p=E1gina www.isp-planet.com/technology/20=
02/brazil_bol.html. Nela, representantes de provedores estrangeiros discute=
m a possibilidade de bloquear, total ou parcialmente, os e-mails vindos do =
Brasil, o que n=E3o seria nada bom para o pa=EDs e para os neg=F3cios, na I=
nternet ou fora dela. E o motivo do bloqueio, claro, =E9 a praga do spam.
>=20
>               Em uma seq=FC=EAncia de mensagens que leva o t=EDtulo em in=
gl=EAs de "E-Mail do Brasil n=E3o =E9 bem-vindo aqui", um dos integrantes d=
a lista ISP-Tech reclama que n=E3o consegue barrar os spams vindos de um bl=
oco de IPs brasileiro. Simplesmente porque o sujeito que os envia tem acess=
o a toda a rede e muda o endere=E7o de origem das mensagens poucos minutos =
depois de elas terem sido bloqueadas.=20
>=20
>               As sugest=F5es do grupo se sucedem, desde a adi=E7=E3o de l=
istas negras =E0s regras do servidor de e-mail, at=E9 um bloqueio total do =
pa=EDs. Uma das listas sugeridas, a Blackholes.us, apresenta uma rela=E7=E3=
o dos pa=EDses considerados amig=E1veis ao spam. A rela=E7=E3o =E9 pequena.=
 Atualmente conta com apenas 13 pa=EDses do mundo, a maioria da =C1sia (a C=
hina, por exemplo, =E9 notoriamente negligente em rela=E7=E3o =E0s den=FAnc=
ias de spam). Mas o Brasil est=E1 indo pelo mesmo caminho e, junto com a Ar=
gentina, forma a =FAnica dupla de pa=EDses do Ocidente a constar da Blackho=
les.us.
>=20
>               Qualquer pessoa que j=E1 usa a Internet h=E1 alguns anos pe=
rcebe que a quantidade de spam tem aumentado muito. E isso n=E3o ocorre s=
=F3 aqui, mas em qualquer parte do mundo. As diferen=E7as s=E3o a forma com=
o os provedores e outras empresas ligadas ao acesso =E0 Internet tratam as =
den=FAncias, e a exist=EAncia de leis e puni=E7=F5es para a pr=E1tica.
>=20
>               No Brasil, h=E1 apenas projetos de lei tramitando no Congre=
sso e as leis j=E1 existentes de defesa do consumidor, que poderiam ser apl=
icadas em alguns casos, n=E3o t=EAm sido acatadas por ju=EDzes e promotores=
 para punir spammers. Os provedores e operadoras nacionais, por sua vez, pa=
recem estar sendo palco de uma queda de bra=E7o entre os departamentos t=E9=
cnico e comercial. De um lado, os administradores de redes desejam combater=
 o spam, que lhes d=E1 cada vez mais trabalho. De outro, o departamento com=
ercial prefere manter um cliente, mesmo sendo ele um spammer, a perder seu =
pagamento no final do m=EAs. E, pelo jeito, o lucro imediato tem falado mai=
s alto.
>=20
>               A situa=E7=E3o s=F3 vai mudar quando novas leis forem aprov=
adas, ou quando as empresas perceberem que permitir o spam pode trazer muit=
o mais preju=EDzo financeiro do que combat=EA-lo. Mesmo assim, corre-se o r=
isco de j=E1 ser tarde demais, pois =E9 dif=EDcil livrar-se de uma m=E1 fam=
a adquirida.=20
> [...]
>       =20
>               =20
>               =20
>=20
>=20
>=20
>=20
>=20
>                 F=D3RUM
>               Deixe a sua opini=E3o sobre esta e outras not=EDcia
>             =20
>       =20
>             =20
>               =BB Conhe=E7a o Terra em outros pa=EDses  Resolu=E7=E3o m=
=EDnima de 800x600 =A9 Copyright 2002,Terra Networks, S.A  Proibida sua rep=
rodu=E7=E3o total ou parcial =20
>             =20
>                 Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fa=
le com o Terra | Aviso Legal | Pol=EDtica de Privacidade=20