[GUFSC] nova disciplina livre

Ricardo Grützmacher grutz@terra.com.br
Fri, 18 Oct 2002 11:00:08 +0100

> Ola pessoal eu sou novo na lista, meu nome eh Francisco.

Seja bem-vindo Francisco!

> Eu li a mensagem sobre a disciplina de calculo numerico,
 > e pensei q talvez pudessemos conversar com o professor
 > Eugenio Castelan, q da "Calculo Numerico para Engenharia Eletrica",

Com certeza, você pode conversar com ele sobre isto. Acho que o
professor Daniel Freitas poderia esclarecer para ele alguma dúvida sobre
o uso na prática do GNU Octave nesta disciplina.

 > q acredito ser uma disciplina bem parecida com a citada na mensagem

Pelo que vi o programa é quase idêntico, aliás, não consegui ver diferenca.

 > do Ricardo, o professor Eugenio pretende usar matlab para
 > as *avaliacoes*, entao acho q seria interessante falar com
 > ele sobre as alternativas livres existentes.

Nossa, isso é grave! Se ele quer usar MatLab para as avaliacões isto
pode significar que os alunos estão sendo _obrigados_ a utilizar
software proprietário para passar na disciplina. O que é muito ruim.

Você pode falar com ele que existem duas alternativas bastante
utilizadas. Existe o Octave (compatível com MatLab até versão 4.2) e o
Scilab.

Se precisar de ajuda conte com a gente, entretanto lembro que nosso
grupo é organizado anarquicamente e portanto não existe nenhuma
hierarquia. As pessoas simplesmente tomam a iniciativa e trabalham em
prol do grupo e do software livre.

Obrigado pela sua ajuda!
Espero que todas as disciplinas de cálculo numérico migrem para software
livre visto que é plenamente possível, sem comprometimento da didática,
usar estes softwares para as atividades práticas.

Sds.

Ricardo.