[GUFSC] mirror Debian da UFSC

Aguinaldo Silveira e Silva aguinald@labspot.ufsc.br
Sat, 05 Oct 2002 16:09:16 -0400

Completei na sexta as aulas de laboratório para as 3 turmas de Sistemas
de Controle. A primeira aula consistia em apresentar um quadro geral das
experiências e um treinamento básico em Scilab e Scicos, com este
softare rodando em GNU/Linux  (as outras 3 turmas do prof. Hamilton usam
o mesmo software sob Windows).  Como comentei na lista, a receptividade
foi boa mas eu gostaria de acrescentar uns poucos comentários.
    A minha impressão é que alguns alunos se surprenderam por existir um
software livre (não vou me preocupar muito até onde eles entenderam este
conceito), que faz o mesmo que o Matlab e Vissim. Por outro lado, a
pergunta mais frequente era : Este software também pode ser usado com
Windows? Usar  GNU/Linux para maioria parecia ser uma obrigação, pois a
familiaridade é com Windows. Eles perdem o sistema de referência  não
vendo a tradicional janela do W. Alguns, no entanto já tinham
familiaridade com BSD ou  GNU/Linux e outros mesmo não tendo
familiaridade,  sentiram-se a vontade em pouco tempo. Na aula de sexta
ocorreram alguns problemas inesperados: problemas de configuração de
teclados e máquinas que só faziam boot  em modo texto. Não tive tempo de
verificar a origem do problema na hora, mas tais pequenos problemas
 causam uma impressão errônea nos alunos sobre uma dificuldade maior de
usar algo diferente de W.
  Acho que estamos dando alguns passos importantes mas a consolidação do
uso de software livre na UFSC ainda vai exigir muito trabalho de
treinamento e conscientização.

Aguinaldo